Em Ubatuba, uma criança que estava dentro de uma bolha inflável a deriva em alto mar foi resgatada por uma embarcação
O turista Rafael Oliveira Costa, de 35 aos, da cidade de Cerquilho(SP), foi encontrado morto afogado nesta quarta-feira, dia 25, em Bertioga, no Litoral Norte Paulista. O turista estava desaparecido desde a noite de ontem, da 24, quando navegava de moto-aquática entre a Prainha Branca e o Canal de Bertioga.
Segundo o GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos), o aviso sobre o desaparecimento do turista chegou por volta das 21h30 de ontem, terça-feira, dia 24, através do COBOM Marítimo que imediatamente acionou o 1° Pelotão Náutico informando que um indivíduo conduzindo uma moto aquática teria se deslocado da Prainha Branca para o canal da Bertioga, porém passadas 01h30min não havia chegado ao seu destino.
O piloto, de 35 anos, de cor parda, pesando 160 quilos, estava trajando bermuda azul, colete nas cores preta e coral e utilizava uma moto-aquática Yamaha 700, ano 1997, branco com faixas amarelo e azul. Foram realizadas buscas na noite de ontem, buscas nas imediações da Praia Branca, costeira da Praia Branca até o canal da Bertioga, sem sucesso.
.
Nesta quarta-feira, dia 25, embarcações do GBMar e o helicóptero Águia participaram das buscas. Durante as buscas pela equipe do Águia 08 foi informado que avistaram, por volta das 11 horas, um corpo e uma moto-aquática boiando no mar, a 10 Km aproximadamente do local onde o piloto teria desaparecido. Confira vídeos sobre a localização da moto-aquática e do corpo do piloto:
O Águia 08 confirmou a localização e uma lancha foi até o local recolhendo o corpo do turista e a moto-aquática que foram levados até Bertioga. A Marinha do Brasil instaurou inquérito para apurar a morte do turista. A moto-aquática será periciada para se tentar descobrir a causa do acidente. Amigos da vítima estiveram no local e fizeram o reconhecimento do corpo e confirmaram a identidade do piloto Rafael Oliveira Costa, que usava a moto-aquática. O corpo foi removido até o IML de Santos.
Ubatuba
Ontem, terça-feira, dia 24, em Ubatuba, uma criança que brincava em uma bolha inflável(Foto) foi resgatada por uma embarcação após ter sido levada pela forte correnteza em direção ao alto mar. O caso ocorreu na Praia do Lázaro. A bolha inflável é alugada nas praias de Ubatuba. As crianças são colocadas dentro dela e a bolha é solta no mar, mas presa a uma corda. No caso de ontem, a pessoa não conseguiu segurar acorda devido à forte correnteza e a bolha com a criança dentro foi levada em direção ao alto mar.
Após o resgate, a criança foi retirada de dentro da bolha inflável (Foto), bastante assustada. A pessoa responsável pela locação do brinquedo na praia do Lázaro teria “sumido” do local após o incidente com a criança. O ‘Water Ball’, a bolha inflável, é usada em piscinas e nas praias. As pessoas com idades acima de 3 anos entram na bolha, que é feita de um plástico transparente e aguenta o peso de até 90 quilos e se movimentam sobre a água, andando em pé ou simplesmente rolando. Os casos de bolha inflável que ficam a deriva após os usuários perderem acesso à corda que segura o equipamento tem ocorrido com frequência nas praias brasileiras. No ano passado, um casal, que estava flutuando dentro de uma bolha inflável, precisou ser resgatado pelo Grupamento Marítimo de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro.