A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que, durante o período natalino, estão previstas chuvas intensas, especialmente nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Região de Campinas, Sorocaba e Bauru, entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).
Na terça-feira (24) e quarta-feira (25), os dias serão marcados pelo Sol entre nuvens, favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor em todo o Estado de São Paulo. O aquecimento diurno, combinado com a umidade do ar proveniente do oceano, criará condições para pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do território paulista.
Esta terça-feira, dia 24, véspera de Natal, deve ser caracterizada por muitas nuvens e chuviscos descontinuados durante as primeiras horas da manhã. Para a tarde e o fim do dia, há maior probabilidade de alternância entre tempo mais fechado e curtos períodos de sol. As temperaturas devem variar entre mínima de 19°C na madrugada e máxima de 25°C à tarde, com os percentuais de umidade do ar entre 65% e 95%.
Para a quarta-feira (25), dia de Natal, a previsão é de madrugada de céu nublado, com temperatura em torno de 19°C e vento fraco de nordeste/leste. O sol deve aparecer entre nuvens e a tendência é de que a temperatura aumente ao longo do dia.
A máxima deve ser de 28°C e a taxa mínima de umidade, em torno dos 52%. Entre o início e o fim da tarde, é provável que haja pancadas de chuva isoladas, enquanto, à noite, há mais chance temporais, com formação de alagamentos. O tempo instável se estende até a madrugada do dia seguinte.
Recomendações
O 20º Batalhão da Polícia Militar no Litoral Norte Paulista postou um vídeo nas redes sociais com orientações aos moradores, turistas e veranistas sobre os cuidados que se deve ter nos períodos de chuvas na região.
Confira as dicas essenciais da PM para garantir maior segurança em dias chuvosos e aproveitar ao máximo o litoral norte:
1- Evite atravessar por áreas alagadas pois a água pode ocultar buracos ou fios elétricos
2- Evite trafegar com veículos em vias inundadas, opte por rotas alternativas
3- Guarde documentos importantes em locais elevados
4- Em situação de emergência acione o 190