Anna Luiza Pimpão, de 15 anos, pilota de Caraguatatuba, se destaca no kart brasileiro

Na F4 Graduados B, Anna Pimpão, terminou o ano na terceira colocação a frente de sete pilotos, todos homens.

 

Anna Luiza Pimpão, de 15 anos, piloto de kart, de Caraguatatuba,  vem se destacando na categoria. Ela encerrou a temporada 2024 em terceiro lugar na classificação da B e em várias corridas chegou na frente de pilotos mais experientes. A jovem é a única representante paulista na categoria, que conta com quase 200 pilotos de todo o país. Dos 12 competidores na classe B, a piloto alcançou o quinto melhor tempo na tomada.

Encerrada a 20ª edição da Copa São Paulo Light, a última prova foi dia 14, já foi divulgado oficialmente seus campeões – e também atualizada a lista dos maiores vencedores de sua história.

Na quarta-feira (18), a FASP liberou a pontuação final do campeonato – que teve a maioria de suas categorias competindo com motores sorteados fornecidos pela RBC Motorsport -, mostrando os campeões das 22 categorias participantes. Três deles chegaram ao seu tricampeonato: Allan Croce, Dennis Dirani e Munir Aboissa.

Na F4 GRADUADOS B, em 1º ficou Gabriel Fernandes, com 115 pontos; em 2º ficou  David Mroz – 71; e, em 3º lugar, 3 Anna Luiza Pimpão, com 63 pontos.

Futuro Promissor

Denis Silva, chefe e preparador da equipe Magrelomotors está em atividade com pilotos de kart há 15 anos. Neste período ajudou a revelar vários talentos, mas para ele, Anna Luiza Pimpão é diferenciada. Responsável pelo desenvolvimento das habilidades da jovem, ele enfatiza o tamanho do potencial competitivo que ela ainda tem a oferecer ao automobilismo.

#ParaTodosVerem: Anna Luiza ao lado de Denis Silva

Ele contou que Anna Luiza teria mais um ano para competir na F4 Júnior. No ano passado fizeram um trabalho para que neste ela pudesse brigar pelo título, mas em janeiro o regulamento mudou e ela teve que ser graduada. “Tivemos que mudar todo o formato de trabalho. O que nos ajudou é que no interior ela andava com 183 quilos, então sabia pilotar um kart mais pesado, só não na borracha. Demoramos um pouco para “pegarmos a mão”, porque estava tudo preparado para a F4 Júnior”.

A categoria F4 Graduados é uma das mais competitivas da Copa São Paulo Light de Kart e é dividida em duas classes: A, para os veteranos e B, para iniciantes. Anna Luiza Pimpão encerrou a temporada 2024 em terceiro lugar na classificação da classe B e em várias corridas chegou à frente de pilotos mais experientes. Subiu no pódio em cinco das 10 etapas. Duas vezes em segundo lugar, duas em terceiro e uma quarta posição.

“Mesmo assim, na primeira etapa da temporada ela teve uma atuação surpreendente”, elogiou o técnico. Nos treinos ela andou entre os cinco primeiros, num grid com vários campeões brasileiros.

No entanto, ele conta que nas corridas e a partir da segunda etapa, eles tiveram problemas com o chassi, devido ao “bate-bate” acabou quebrando. Da segunda a sexta etapa, em todas as baterias houveram batidas, algumas destruíram o kart.

#ParaTodosVerem: Anna Luiza na corrida de Kart.

“Talvez pelo fato de ela ser uma menina, quando fazia uma ultrapassagem, os pilotos queriam repassá-la a qualquer custo, e acabavam colocando-a para fora. Algumas vezes ela conseguiu voltar para a pista, com muita garra, determinação e mesmo lá atrás, não desistia”, explicou.

Mesmo com todas as dificuldades, ela se saiu muito bem, sendo a terceira colocada na Copa São Paulo Light e a quarta do Open do Brasileiro. No Campeonato Brasileiro, ficou entre os 10 melhores colocados nas classificatórias em pista seca. Na Semifinal choveu, mas teve um bom desempenho. Já na final, ela largou na 34ª posição e terminou em 14º lugar, Segundo Denis Silva.

#ParaTodosVerem: Anna Luiza com roupa de pilota de kart, enquanto segura seu capacete

“É fácil trabalhar com a Anna. Ela segue direitinho as orientações, gosta de praticar o que aprende e, por isso, tem um grande nível técnico, além de garra, determinação e o melhor: muita vontade de vencer. Uma pilota com um grande potencial de sucesso não só no kart como em outras categorias do automobilismo, só precisa de incentivo e apoio, e algumas empresas já enxergaram as qualidades dela”, atesta o chefe da equipe Magrelomotors.

Ela conta com apoio de patrocínio importante como Construjá, Construdigi, Ferjá, Laticínios Litoral Norte, Depósito Martin de Sá e a Autoescola Objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *