Defesa Civil monitora 19 áreas de risco em Caraguatatuba

 

A Defesa Civil de Caraguatatuba está fazendo esta semana o monitoramento rotineiro de todas as áreas de risco da cidade, dentro do período em que está em vigor o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), que vai de 1º de dezembro a 31 de março do ano seguinte.

#PraTodosVerem: Viatura da Defesa Civil parada em frente a casa em área de risco (Foto: Divulgação/PMC)

Uma equipe com quatro agentes da Defesa Civil está percorrendo bairro a bairro, monitorando as áreas de risco e transmitindo instruções para os moradores dessas regiões.

Áreas de risco:

A cidade tem mapeadas 19 áreas de risco para escorregamento/deslizamento de terra. Elas estão divididas em 54 setores que vão dos mais leves aos mais graves.

Quando há previsões de situações críticas, as equipes também passam com carro de som nas áreas de risco, para fazer o alerta. Nos períodos de verão, quando ocorrem as chuvas intensas, estes moradores já estão previamente orientados a deixar documentos e remédios em locais de fácil acesso para casos de evacuação rápida.

Os bairros onde ficam as áreas de risco para escorregamento/deslizamento de terra são: Portal da Fazendinha (Jetuba), Olaria, Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate), Casa Branca, Jardim Forest, Cidade Jardim, Sumaré, Jaraguazinho, Rio do Ouro, Cantagalo, Tinga, Prainha, Jardim Francis, Benfica, Jardim Califórnia, Estela D ´Alva, Caputera, Cocanha e Sertão dos Tourinhos, envolvendo as regiões norte e central.

A Prefeitura de Caraguatatuba conta com um sistema de monitoramento, o Geopixel Monitor, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil sobre a possibilidade de eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras.

A comunicação constante com a população em área de risco também é importante e a Prefeitura de Caraguatatuba divulga informações sobre quaisquer transtornos climáticos não só pela página https://www.caraguatatuba.sp.gov.br , como também pelas redes sociais do município e emitindo Pushs em casos emergenciais.

Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *