Operação Verão 2025 no Litoral Norte Paulista começará nesta segunda(16)

Estado deverá deslocar cerca de 3 mil policiais para reforçar a segurança nas cidades do litoral paulista que devem receber recorde de turistas em 2025

 

A partir do dia 16 de dezembro começa a Operação Verão 2024-2025 em todas as cidades do Litoral Paulista.  Os policiais atuarão até a primeira semana de fevereiro nos locais de grande fluxo (praias, pontos turísticos) e nas áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, para garantir a segurança de munícipes e turistas durante a temporada. As prefeituras ficarão responsáveis pelo alojamento e alimentação dos policiais.

 

Na temporada passada, a operação verão contou com 3.108 policiais militares deslocados para reforçar a segurança em 16 municípios do litoral paulista. O Corpo de Bombeiros também participou da operação, com 821 agentes, 137 viaturas e 794 guarda-vidas na prevenção de afogamentos, atividades busca, salvamentos e resgates de embarcações em situações de risco. A operação contou ainda com o apoio extra de 377 viaturas, três aeronaves, embarcações e drones.

 

Nesta temporada de verão, as cidades do Guarujá, Praia Grande e Santos receberão o maior número de policiais extras, com 444, 433 e 334 agentes, respectivamente. Com relação ao Litoral Norte Paulista, o  Estado está deslocando 264 policias para Caraguatatuba; 200 para Ubatuba;  outros 200 policiais para São Sebastião; e, 85 para Ilhabela.  O reforço policial estará disponível nas cidades do litoral paulista até 7 de março

 

Caraguatatuba

 

No dia 18 de dezembro (quarta-feira), Caraguatatuba abre oficialmente a Operação Verão em todo Litoral do Estado de São Paulo, em cerimônia que será realizada às 10h, na Praça da Cultura, região central da cidade.

Caraguatatuba receberá um efetivo de 264 policiais para a Operação Verão 2024/2025,Ao todo, serão 195 policiais militares da infantaria, além de 24 da Força Tática, 30 policiais rodoviários, 12 do Corpo de Bombeiros e três do Instituto de Criminalística (IC).

Os policiais se apresentam no dia 16 de dezembro ao Comando da Polícia Militar e a partir da data, ficarão alojados em espaços cedidos pela Prefeitura de Caraguatatuba até o Carnaval.

Entre as ações previstas durante o verão, estão os bloqueios e operações especiais de fiscalização, além da presença de viaturas com telemetria veicular em pontos estratégicos da cidade.

As Polícias Civil e Militar contarão com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba no compartilhamento das imagens das câmeras de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI).

Além disso, a corporação da Guarda Civil Municipal dará apoio a PM em operações especiais e em ações de fiscalização.

 

Ubatuba

 

A partir da próxima segunda-feira, dia 16, Ubatuba intensificará a segurança da cidade com a chegada de cerca de 200 Policiais Militares (PM) que participarão da “Operação Verão”. O novo contingente ficará no município até o dia 9 de março de 2025.

A abertura da operação está marcada para as 10h, na Escola Municipal Profª. Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no bairro do Perequê-Acu.

Além dos policiais, a cidade também terá reforço de 30 veículos militares, entre carros e motocicletas. Outra novidade para este ano será a utilização das câmeras de videomonitoramento do Centro de Operações Integradas (COI). O sistema funcionará 24h por dia, com os próprios PMs realizando o monitoramento das imagens.

 

Ilhabela

 

Para esta temporada, a cidade de Ilhabela, contará com o reforço de 85 policiais militares, oito bombeiros, sete viaturas (carros) e duas motos, ampliando a cobertura policial em toda a cidade.

Até o dia 7 de fevereiro de 2025, as forças de segurança concentrarão esforços em áreas de maior movimento, garantindo a proteção de moradores e visitantes em momentos de grande fluxo, como as festas de fim de ano.

Ilhabela, que é referência em segurança no Litoral Norte, contará com o suporte de bases fixas, como as localizadas na Vila e na Feiticeira. Além do reforço da Operação Verão, Ilhabela mantém a Atividade Delegada, um programa que permite que policiais trabalhem em dias de folga, com remuneração custeada pela Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *