Três pessoas ficam feridas após queda de raios em praias de São Sebastião

Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), temporada de raios terá início no 21 de dezembro, quando começa o verão; no Litoral Norte Paulista, seis pessoas morreram atingidas por raios desde 1998

 

No início da tarde deste sábado, dia 14, dois banhistas, identificados apenas como Fabiano e Rodrigo, de 35 e 41 anos, ficaram feridos após o guarda-sol que ocupavam na praia das Cigarras, em São Sebastião,  no Litoral Norte Paulista, ser atingido por uma raio.

Os dois turistas, sentindo fortes dores nos membros inferiores,  foram inicialmente socorridos por guarda-vidas e em seguida, removidos pelo SAMU, até a UPA de São Sebastião.  A prefeitura de São Sebastião emitiu uma nota informando que os dois turistas estavam conscientes. Os dois turistas permaneciam em observação até às 16h30.

Segundo informações dos Bombeiros, o incidente teria ocorrido no início da tarde deste sábado quando uma forte chuva atingiu a região. A praia das Cigarras estava com muitos banhistas, mas apenas os dois ficaram feridos com a queda do raio na praia.

Na praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, também na tarde deste sábado, dia 14, Gabriel dos Santos Franco, de 23 anos, funcionário de um beach clube, estava descaso na deck da piscina quando recebeu uma descarga de um raio. Com fortes dores nas contas e confuso, Gabriel recebeu atendimento de emergência do SAMU e foi removido ao Hospital de Boiçucanga onde recebeu atendimento médico e ficou em observação.

 

Temporada de raios

A temporada de raios no Brasil começa no verão. Segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São Jose dos Campos, 78 milhões de raios caem todos os anos no país.

Entre 2000 e 2019 foram registradas 2.194 mortes no país, sendo 327 delas ocorridas no estado de São Paulo. No Litoral Norte Paulista, são seis óbitos desde 1998.

Um levantamento feito pelo Elat aponta as circunstância das fatalidades em áreas livres: 37% das ocorrências ocorrem-na faixa de areia de praias; 27% nas pescarias; 16% navegando; 10% dentro do mar; e, 9% dentro de lagoa, represa, cachoeira e rio.

Mortes no LN

A região do Litoral Norte Paulista tem registros de seis mortes provocadas por raios, três delas com vítimas na areia da praia ou no mar. Outras três mortes ocorreram em área rural ou de mata em Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.

Em janeiro de 98, a adolescente Natalie Cafaffo Domingues, 12 anos, morreu após ser atingida por um raio na praia de Boracéia, a 60 quilômetros do centro de São Sebastião. Ela chegou a ser levada ao pronto-socorro de Bertioga (SP), mas chegou morta.

Em fevereiro de 2001, o surfista Victor Hugo de Souza, 14 anos, morreu após ter sido atingido por um raio, na praia de Itamambuca, em Ubatuba. Em 2009, na Fazenda Serramar, em Caraguá, morreu Vanderley Oliveira, de 36 anos, atingido por um raio.

Em 2015, foi registrada a morte do lavrador Flávio César Alves de Carvalho, de 44 anos, no Monte Valério, em Ubatuba. Em janeiro de 2019, em Ilhabela, um adolescente de 17 anos morreu após ser atingido por um raio no Pico do Baepi.

Em março de 2021 morreu o surfista e mergulhador Maike Finessi, de 39 anos. Ele foi atingido por um raio durante uma pescaria em Ubatuba. Segundo relatos de pessoas próximas à família, Maike estava navegando em um barco pequeno, de alumínio, quando foi atingido pela descarga elétrica. Seu corpo foi encontrado na manhã seguinte por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Dicas

Dicas de Segurança do Corpo de Bombeiros em Dias de Chuva

1. Evite áreas abertas: Durante tempestades, evite praias, campos e áreas descampadas.

2. Afastar-se de objetos metálicos: Não carregue ou permaneça próximo a objetos como varas de pesca, bicicletas ou guarda-chuvas com ponta metálica.

3. Procure abrigo seguro: Refugie-se em locais fechados, como edificações ou veículos, evitando tendas, quiosques e árvores isoladas.

4. Desligue equipamentos elétricos: Evite usar aparelhos conectados à rede elétrica e mantenha-se longe de tomadas e fios.

5. Não nade: Evite o mar, rios, piscinas ou lagos durante tempestades, pois a água conduz eletricidade.

6. Abaixe-se, se necessário: Se estiver em campo aberto e sem abrigo, agache-se.

O Corpo de Bombeiros reforça que, em situações de emergência, a população deve entrar em contato pelo telefone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *