A partir do dia 01/01/2025, estará proibida a circulação de ônibus e vans de turismo nas ruas do centro de Cabo Frio e no Peró. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito, Dr. Serginho (PL), em entrevista a uma rádio de Cabo Frio.
Dr. Serginho, que assume dia 1º de janeiro, disse que pretende seguir o exemplo da Costa Verde que, através de consórcio, restringiu a entrada de ônibus de excursão e majoraram a taxa de permanência nas áreas de estacionamento dos coletivos autorizados a entrar em Mangaratiba, Angra dos Reis e Paraty.
Em Cabo Frio, a maioria dos ônibus de excursão vem de municípios da Baixada Fluminense e Minas Gerais e transportam turistas que ocupam casas de aluguel próximas à Praia do Forte.
Segundo a prefeitura, os ônibus “dão um nó trânsito” nas ruas estreitas da cidade. No mês passado, além de fechar uma rua do Peró, um ônibus de dois andares arrancou a fiação dos postes, deixando o bairro sem energia e sem internet.
Nas praias do Peró e das Conchas, os ônibus e vans costumam chegar antes das 7 horas para evitar a fiscalização da Guarda Municipal e voltam para buscar os turistas no fim da tarde.
Com a decisão do prefeito eleito, os ônibus só vão conseguir chegar no estacionamento da Avenida Wilson Mendes. Dali, os excursionistas terão que seguir a pé ou de táxi para as casas de aluguel ou Praia do Forte. Segundo o radialista Ademilton Ferreira, a notícia foi bem recebida pela população, “que reclamava muitos dos transtornos provocados pelos ônibus de excursão