Movimento deve aumentar a partir da próxima semana, quando deve ter início a temporada de verão; o mercadão de peixes é um dos locais mais procurados pelos turistas e veranista para compra de pescados
A Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA) realiza mensalmente o registro dos dados pesqueiros no Mercado de Peixes de Ubatuba, que movimentou um total de 20.394 quilos de pescados nos meses de outubro (12.081,55 kg) e novembro (8.312,90 kg). O levantamento inclui a quantificação de camarões, lulas e diversas espécies de peixes comercializados.
O Mercado de Peixes, localizado na Ilha dos Pescadores, na região central da cidade, recebeu recentemente melhorias, entre elas, a reforma das instalações elétricas.
O Mercado Municipal de Peixes conta com cerca de 40 boxes, onde são comercializadas diversas espécies de pescados frescos, incluindo camarão, lula, polvo e mexilhão. O local é fonte de renda direta para aproximadamente 100 famílias.
O mercado abre de Segunda a Sábado das 7 às 18 horas e Domingo das 7 às 14 horas. Os peixes, camarões e lulas são os produtos mais procurados por moradores, veranistas e turistas.
Relatório
O relatório detalha os controles diários de acesso dos permissionários e dos produtos a serem comercializados, contemplando a inspeção das bancadas, dos equipamentos e das condições gerais de higiene.
Além disso, a SMPA, responsável pela administração do Mercado de Peixes, mantém um controle operacional rigoroso, assegurando o cumprimento do horário de funcionamento, o uso adequado das áreas destinadas à carga e descarga de mercadorias e o registro diário dos volumes de pescados comercializados. A secretaria também supervisiona as condições de trabalho da equipe de limpeza e higienização, utilizando planilhas específicas para garantir a qualidade dos serviços prestados.
“O relatório mensal nos permite acompanhar de perto o funcionamento do Mercado de Peixes e aprimorar continuamente os serviços oferecidos nesse importante ponto turístico da cidade e fonte de renda para dezenas de famílias caiçaras. Além disso, os dados possibilitam a construção de um histórico estatístico mensal dos pescados comercializados”, destacou o secretário de Pesca, Leandro Herrera.