Ilhabela será sede de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Va’a 2025

 

A Confederação Brasileira de Va’a (CBVA’A) anunciou na última sexta-feira, dia 6 de dezembro, as cidades que irão sediar as etapas do Campeonato Brasileiro de Va’a 2025. Foram escolhidas as cidades de Ilhabela, no Litoral Norte Paulista e  Salvador (BA).

Segundo a Confederação Brasileira de Va’a (CBVA’A), as duas cidades foram selecionadas com base na habilitação dos documentos apresentados e na capacidade de atender aos critérios do edital publicado em 14 de novembro. A qualidade das propostas enviadas foi destacada como fator determinante, além da busca pela descentralização do campeonato.

Ilhabela irá abrir o campeonato nos dias 8 e 9 de fevereiro com a disputa do Campeonato Brasileiro de Longa Distância V6 , evento que também será classificatório para o Campeonato Panamericano de Va’a 2025 (Rapa Nui) e para o Campeonato Mundial de Va’a 2025 (Niterói). Em Ilhabela, a competição será realizada pela Associação Paddle Clube Ilhabela, conhecida pela realização da VIBE Ilhabela.

Em Salvador, nos dias 29 e 30 de março será realizado o Campeonato Brasileiro de Longa Distância V1, V1R, V2R e V3, que também servirá como classificatória para o Panamericano de Va’a 2025 (Rapa Nui) e para o Mundial de Va’a 2025 (Niterói). Em Salvador, a competição será realizada pela M1 Treinamento e Organização de Eventos, responsável pelo Circuito Costa a Costa.

 

Segundo Jefferson Cabral, presidente da CBVAA, a escolha de Salvador marca um avanço significativo no esforço de expandir a canoagem polinésia para além da região Sudeste, que historicamente concentra as competições. Desde sua fundação, a CBVA’A realizou 22 etapas do Campeonato Brasileiro, das quais apenas uma foi fora do Sudeste — Brasília, em 2023.

Em contrapartida, cidades como Niterói (RJ) e Vitória (ES) já receberam, respectivamente, cinco e quatro campeonatos, além de sediar um Pan-Americano cada, concentrando quase a metade de todos os Brasileiros já realizados até hoje. “Por isso, a inclusão de Salvador no calendário é um marco importante para fomentar a canoagem polinésia em regiões com grande potencial para a prática do esporte”, comentou Jefferson Cabral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *