Estrada que dá acesso até Trindade, em Paraty, está com sistema pare e siga devido as obras de contenção

 

A Prefeitura de Paraty informa que, devido às chuvas dos últimos dias, partes da obra de recuperação da estrada de Trindade foram danificadas. Segundo a prefeitura, a Secretaria de Obras, em conjunto com a empresa responsável pela execução do serviço, está no local realizando o reforço das contenções e sinalizando a área, onde será implantado o sistema de “pare e siga” para garantir a segurança de quem transita pela região.
Segundo a prefeitura, está proibido o trânsito de veículos pesados até a conclusão do reforço das contenções, prevista para o dia 20 deste mês. A desobediência será alvo de fiscalização pela Guarda Municipal, podendo resultar em multa e apreensão dos veículos, conforme nota técnica expedida conjuntamente pelas Secretarias de Obras e Defesa Civil.

Trindade 

Trindade é um dos locais mais visitados por turistas brasileiros e estrangeiros em Paraty. Trindade é uma típica vila caiçara de pescadores que já teve que enfrentar o poder do dinheiro e das armas usando a sua capacidade de organização.

Na década de 70, uma empresa multinacional apareceu reclamando o direito de posse da área para construir um condomínio de luxo. A população, junto ao apoio de artistas e intelectuais, conseguiu vencer esta luta na justiça, mantendo a posse de suas terras.

Hoje, Trindade vive diretamente do turismo e enfrenta o desafio de crescer e se estruturar preservando esta natureza privilegiada. Sua população hoje se compõe de caiçaras, moradores tradicionais da região, de alguns estrangeiros que se encantaram com a beleza local e de pessoas que optaram por viver próximo à natureza, de forma simples e tranquila, longe do stress das grandes cidades.

Acesso- Do trevo de Paraty até o trevo do Patrimônio, onde se inicia a estradinha que leva a Trindade, a distância é de 16 km. A estrada para Trindade é bem sinuosa exigindo muita atenção por parte dos motoristas.

Um dos trechos mais famosos está o que corta o “morro do Deus-me-livre”, assim chamado pois antigamente era muito difícil atravessá-lo em dias de chuva. Hoje a estrada está asfaltada. Logo no início da estrada para Trindade está a sede da Associação Cairuçu , com seu posto de informações turísticas e, ao lado, há um posto policial.

Após a primeira subida, há uma bifurcação: Siga à direita, para Trindade (à esquerda segue-se para o condomínio de Laranjeiras).

A primeira praia que se vê descendo a estrada é a Praia do Cepilho, a preferida dos surfistas. Atravessando o pequeno riacho e seguindo em frente chega-se à Vila da Trindade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *