Número de mortes por afogamento este ano já chega a 99 superando as 69 mortes ocorridas em 2023; na foto acima, bombeiros fazendo buscas pelo banhista Rafael Xavier de Araújo, de 19 anos, da capital paulista, que morreu quando nadava com a namorada em Praia Grande, no litoral sul
O GBMar(Grupamento de bombeiros Marítimos) responsável pela segurança nas praias do estado de São Paulo divulgou que no fim de semana foram realizadas 24.969 prevenções, 34 salvamentos e duas mortes em praias de Praia Grande e São Sebastião.
No sábado, por volta das 10h40, na orla do bairro Jardim Imperador, em Praia Grande, no litoral sul, o jovem Rafael Xavier de Araújo, de 19 anos, natural de Parelheiros, na capital paulista, estava com a namorada Ana Luísa damasceno, 19 anos, no mar quando foram surpreendidos pela corrente de retorno. O casal foi levado pela correnteza em direção ao fundo do mar e os dois banhistas começaram a se afogar.
Um guarda vida e um surfista conseguiram resgatar a namorada, mas o jovem desapareceu nas águas. O GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) foi acionado e fez as buscas na orla de Praia Grande na tentativa de localizar o jovem. Quatro embarcações, nove guarda vidas e o helicóptero Águia participam das buscas. O corpo do jovem foi localizado no domingo, dia 8, por volta das 7h30, na areia da praia do bairro Solemar, em Praia Grande. O corpo foi encaminhado ao IML de Santos para confirmação do reconhecimento pelos familiares e liberação para o sepultamento.
No domingo, na praia de Barra do Una, na costa sul de São Sebastião, por volta das 12h50, o banhista Gino Fábio Grazzini, de 63 anos, morador da capital paulista, praticava natação com uso de nadadeiras óculos e touca, a 20 metros da faixa de areia no trecho conhecido como “Canto do Rio”, quando simplesmente parou de nadar e emergiu.
Populares que estavam na faixa de areia da praia perceberam e socorreram o banhista. Foi imediatamente acionado o GBMar e o SAMU. Foi realizada recuperação cardiorrespiratória, mas como ele permanecia inconsciente, foi removido pelo SAMU até o Hospital de Boiçucanga, onde uma médica de plantão constatou o óbito. Segundo informações extraoficiais, Gino teria sofrido um mal súbito quando praticava a natação.
Índices
Com as duas mortes por afogamento registradas no fim de semana, de acordo com dados do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), o número de óbitos em praias paulistas entre janeiro e dezembro chegam a 99, sendo 15 delas no litoral norte paulista. O número é bem superior aos casos de morte por afogamento ocorridos no ano passado no mesmo período: 69 óbitos.
No Litoral Norte Paulista, o número de mortes já ultrapassou as registradas em 2023, com 13 afogamentos. Entre janeiro e os primeiros 10 dias de dezembro, no Litoral Norte , 14 banhistas perderam a vida afogadas. Com relação aos salvamentos praticados pelos guarda-vidas do GBMar, em 2023 foram salvos 3.246 banhistas nas praias paulistas protegidas pelos bombeiros. Este ano, entre janeiro e a primeira semana de dezembro, já foram salvas 3.250 banhistas nas praias paulistas.