Pesquisas realizadas após feriados de ano novo apontaram altos índices de contaminação em praias e rios de Ubatuba

 

Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP nos anos de 2019 e 2020 teria constatado altos índices de contaminação em diversas praias de Ubatuba. A informação é do G1.

 

Em amostras de água coletadas na ocasião nas praias da cidade, foram detectados compostos como cafeína, cocaína e benzoilecgonina, com maior concentração nas praias da Enseada, do Flamengo e na Ilha Anchieta.

A pesquisa foi realizada pela Dra. Luciana Frazão, do Instituto Oceanográfico. Segundo ela, as coletas foram realizadas em Ubatuba logo após os feriados de Ano Novo em dois anos consecutivos, 2019 e 2020, período em que a população da região atinge seu pico. Foram detectamos 15 compostos, incluindo anti-hipertensivos, anti-inflamatórios/analgésicos, antidepressivos, cafeína, cocaína e, a benzoilecgonina

“No estudo, investigamos a ocorrência, na região, de um grupo de contaminantes emergentes denominados fármacos e produtos de cuidados pessoais (PPCPs, da sigla em inglês Pharmaceuticals and Personal Care Products). Esses compostos não são totalmente metabolizados pelo organismo humano, sendo excretados e liberados nos corpos d’água através dos esgotos. A presença desses contaminantes nos ecossistemas marinhos apresenta riscos para a biota aquática, para a contaminação de pescados e para a saúde pública, embora seus impactos ainda sejam pouco conhecidos e subdimensionados”, alertou a pesquisadora.

Segundo a Dra. Luciana Frazão, a descoberta levanta preocupações sobre o impacto ambiental e na saúde pública. Ele disse ao G1 que o fato da cafeína ter sido encontrada em 100% das amostras analisadas mostra o quão ineficiente e saturado é o sistema de esgotos do município”.

Ela informou ainda que, na ocasião, as concentrações mais elevadas dos compostos foram encontradas próximo ao Rio Acaraú, seguido dos pontos próximos ao Rio Tavares, Grande, Indaiá e Perequê- Mirim. A pesquisadora Dra. Luciana Frazão busca apoio e recursos para continuar com a pesquisa em Ubatuba.

 

Saneamento básico

 

Ubatuba, apesar de ser a cidade mais procurada por veranistas e turistas no Litoral Norte Paulista, é o município com pior índice de moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto entre as cidades da região: 51%. Em Caraguatatuba, o índice de moradias beneficiadas com esgoto é de 86% ; em São Sebastião, de 73%; e, em Ilhabela, de 64%.

 

Atualmente, Ubatuba possui 51% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto. 93% das moradias possuem água tratada. Com os investimentos previstos, até 2028 o número de moradias beneficiadas com coleta e tratamento de esgoto deve chegar a 96%. O serviço de água deve chegar a 98%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *