Mais de 300 mil pessoas devem participar das homenagens à Iemanjá nas cidades de Praia Grande e Caraguatatuba

 

A tradicional  Festa de Iemanjá deverá levar milhares de fiéis às praias de Caraguatatuba, no Litoral Norte Paulista  e de Praia Grande, na baixada santista. Em Caraguatatuba, são esperados cerca de 10 mil fiéis e pela primeira vez,  será celebrado um casamento religioso. Em Praia Grande, cerca de 300 mil fiéis devem comparecer nos dois finais de semana de homenagens .

Em Caraguatatuba, a 40ª Festa acontecerá na Praia do Centro e conta com a participação de 50 casas religiosas. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem da festividade. A cerimônia de casamento, segundo a prefeitura,  ocorrerá logo após a abertura oficial com as autoridades do município.

A concentração dos religiosos será ao lado da Estátua de Iemanjá, no Centro. O evento terá inicio as 19 horas deste sábado e previsão para ser finalizado às 6h do dia 08 de dezembro (domingo). Como já é tradicional, a Festa de Iemanjá contará com espaços determinados para que os integrantes das instituições façam suas homenagens à divindade.

No dia da festividade, o período de montagem das tendas será das 8h às 15h. Serão 15 casas de Caraguatatuba, 33 de demais cidades do estado de SP e duas do estado de Minas Gerais.

A equipe do Departamento de Serviços Auxiliares e Logística Operacional da Secretaria de Administração de Caraguatatuba concluiu a revitalização da estátua do orixá Iemanjá (“mãe cujos filhos são como peixes” em iorubá) na manhã desta sexta-feira (6).

A Prefeitura destaca que é proibido depositar oferendas ao redor da imagem e não será permitida a permanência de veículos próximos aos espaços na praia, ficando cientes que esses estarão sujeitos às penalidades impostas pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

As entidades que vierem de ônibus devem solicitar a autorização de entrada de veículos de passeio no município, por meio do site 156.caraguatatuba.sp.gov.br ou telefone (12) 3897-8800. O pedido deve ser feito com antecedência de, no mínimo, 10 dias úteis. Não há custo para essa autorização.

Praia Grande

Os Festejos de Iemanjá chegam ao seu segundo e último final de semana em Praia Grande. Em 2024, os festejos acontecem em dois fins de semana, nos dias 7, 8, 14 e 15 de dezembro. A primeira festa acontece neste sábado e domingo (7 e 8), nas proximidades da Estátua de Iemanjá, no Bairro Mirim. Cerca de 300 mil pessoas devem participar dos eventos em Praia Grande, segundo a prefeitura local,

O tradicional evento religioso é realizado nos dois primeiros finais de semana de dezembro, e ocorre há 54 anos na Cidade, atraindo centenas de fiéis e federações, que permanecem na faixa de areia realizando rituais religiosos e orações à Iemanjá.

A cerimônia tem início a partir das 18 horas, porém os Festejos começam às 7 horas, com a chegada das federações inscritas. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Mauricio Petiz, a Prefeitura de Praia Grande oferece toda a estrutura para a organização dos Festejos. “Temos diversas secretarias municipais envolvidas como trânsito, segurança e saúde, que nos ajudam a promover uma festa segura para os frequentadores”.

História – Fazendo parte do calendário estadual de Turismo, os Festejos de Iemanjá ocorrem oficialmente há mais de 50 anos na Cidade, sempre em dois finais de semana na faixa de areia da praia, do Bairro Mirim ao Caiçara.

Em 1975, o evento em homenagem a Iemanjá chegou a reunir 350 mil pessoas em Praia Grande(Foto). Em 1976, uma lei municipal da “Semana de Iemanjá” foi sancionada pelo prefeito Leopoldo Estásio Vanderlinde para disciplinar a vinda dos participantes.

 

No mesmo ano, os festejos ganharam outra novidade: a primeira imagem de Iemanjá à beira-mar do Brasil. Esculpida pelo artista Antônio Miguel de almeida, tem oito metros de altura, e reúne milhares de fiéis nos dois primeiros finais de semana de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *