O navio Costa Pacífica(Foto), com 3.800 passageiros, faz no domingo(8), sua terceira escala na ilha.
Ilhabela recebe três navios de cruzeiros neste sábado(7) e domingo(8). Segundo a prefeitura, cerca de 10 mil passageiros dos navios, entre eles, Argentinos, devem movimentar o comércio local no final de semana na ilha.
O MSC Orchestra aporta na cidade neste sábado (7) com 3.300 passageiros. O navio atraca às 8 horas e deixa a ilha às 19 horas.
Já no domingo (8), segundo a prefeitura, o movimento será ainda mais intenso com a chegada de dois navios. O MSC Poesia, trazendo 3.300 passageiros argentinos, marca o início das visitas de cruzeiros internacionais. Enquanto o Costa Pacífica, com 3.800 passageiros, faz sua terceira escala na ilha.
Segundo a prefeitura, os visitantes que desembarcam na ilha têm diversas opções de passeio e lugares para conhecer em sua curta estadia na cidade. Existem várias empresas operando tour pela pelas praias, cachoeiras e opções culturais em Ilhabela.
A prefeitura tem constatado que entre os locais mais visitados pelos cruzeiristas estão: as praias do Curral, Saco da Capela e Jabaquara, cachoeiras como a dos Três tombos, Toca e Veloso, além dos roteiros culturais como o Centro Histórico (Vila), Fazenda do Engenho D’água e Museu Náutico.
A escala de navios da temporada 2024/2025 ainda conta com mais de 60 cruzeiros, onde cerca de 70% dos cruzeiristas descem dos navios e movimentam o comércio local como os bares, restaurantes, quiosques, além de gerar empregabilidade para prestadores de serviços de passeios e agências de turismo.
“Esta promete ser a maior temporada de cruzeiros marítimos dos últimos anos, e estamos prontos para receber os turistas desse importante segmento, que é essencial para nossa economia”, afirma o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, reforçando o papel estratégico da cidade como destino consolidado no mercado de cruzeiros, cada vez mais procurada pelas principais operadoras do mundo.
Um estudo da CLIA Brasil (Cruise Lines International Association) e da FGV estima um gasto médio de R$ 668,91 por visitante, evidenciando o potencial econômico desse segmento para a cidade.