O novo sistema Defesa Alerta, baseado na tecnologia cell broadcast, começou a funcionar em todo o estado de São Paulo nesta quarta-feira (4). Agora, quem estiver em uma área com risco de desastre receberá um alerta independentemente de cadastro prévio. Desde agosto, o sistema já vinha sendo testado em São Sebastião, no litoral norte do estado.
A partir de agora, todas as pessoas que tiverem um celular com tecnologia 4G ou 5G receberão alertas da Defesa Civil. O sistema funciona mesmo com o aparelho sem crédito ou no modo silencioso. A nova ferramenta será utilizada em caso de eventos severos ou extremos, como o ocorrido em São Sebastião em 2023.
Durante o alerta, os telefones vibram e emitem um sinal sonoro com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto se sobrepõe ao conteúdo que está sendo visualizado na tela, e o cidadão só consegue continuar utilizando o aparelho depois que visualizar o conteúdo da mensagem
Curso técnico e voluntariado
Após um ano de cooperação entre o Centro Paula Souza e a Defesa Civil, foi criado o Curso Técnico de Agente de Proteção e Defesa Civil. Com previsão de lançamento para o 2º semestre de 2025, em duas unidades piloto do Centro Paula Souza, essa capacitação de nível técnico, além de atender aos critérios do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC, está alinhada com a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho. A profissionalização dos agentes contribuirá tanto para melhores ações de resposta e de prevenção a desastres, quanto no desenvolvimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil e dos serviços prestados à população.
O Centro de Voluntariado da Defesa Civil também ganhará três novos parceiros. Com a celebração do protocolo de cooperação, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP), a Federação Espírita de São Paulo (FEESP) e a Associação Paulista de Supermercados (APAS) passam a integrar o corpo de voluntários. O trabalho conjunto com estas instituições permitirá o suporte especializado às vítimas atingidas por desastres, apoio na montagem de abrigos emergenciais, suporte logístico durante tragédias e ações de prevenção por meio de campanhas utilizando o sistema de comunicação da rede de supermercados parceiros da APAS.
SP Sempre Alerta
A campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas ocorre entre primeiro de dezembro e 31 de março. Durante este período todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil permanece em prontidão. Os agentes realizam ações preventivas, como o monitoramento climatológico 24 horas, emitem alertas e realizam vistorias de campo.
Durante toda a operação é realizada a campanha de prevenção, com veiculação de materiais educativos em tv, rádio, outdoor, distribuição de panfletos e fixação de faixas orientativas, com objetivo de despertar mudança de mentalidade na população e prevenir à exposição ao risco, como por exemplo não atravessar áreas alagadas e buscar locais seguros durante os temporais.