A cidade de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, sedia a partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a 7ª Festa do Fandango Caiçara. A sétima edição do evento começa nesta segunda-feira, 2 de dezembro, e promoverá sete dias de muita música e cultura com entrada gratuita.
O evento reunirá grupos de fandango, mestres, músicos e dançarinos caiçaras de diversas cidades e regiões como, Paranaguá e Paraty, no Rio de Janeiro. “O fandango é uma expressão que conecta gerações em Ubatuba, com seus ritmos marcantes, danças vibrantes e letras, que narram histórias do mar, da roça e da vida em comunidade”, informou a Fundart.
Fandango
O fandango faz parte da vida social de comunidades caiçaras no litoral de São Paulo e do Paraná. É uma expressão cultural que envolve música, tocada com violas e, rabecas e dança em pares e em roda.
Sua prática é associada a diversão e socialização, em bailes ofertados como retribuição a mutirões de trabalho, em festas religiosas, no carnaval etc. Até os anos 1960, era mais comum no ambiente familiar e comunitário dos sítios.
A partir da década de 1990, formaram-se muitos grupos de fandango que se apresentam também em clubes urbanos e participam dos circuitos de cultura. A organização de grupos pode ser pensada como um anseio dos próprios fandangueiros, por vezes com incentivo de pesquisadores e agentes culturais, em salvaguardar aspectos do modo de vida tradicional caiçara, cujas transformações foram aceleradas na segunda metade do século XX pela especulação imobiliária do litoral e, sequencialmente, pela criação de grandes unidades de conservação de proteção integral.
O reconhecimento do fandango caiçara como patrimônio brasileiro pelo IPHAN, em 2012, foi um desdobramento da atuação de uma rede constituída a partir do projeto Museu Vivo do Fandango e de encontros e festas de fandango que se intensificaram desde a virada do século. Esta rede patrimonial, formada por fandangueiros, grupos de fandango, associações culturais e pesquisadores tem como propósitos centrais incentivar a continuidade dos bailes e fortalecer a luta pelo direito das comunidades caiçaras ao seu território.
Confira a programação:
* 02/12 – Segunda-feira, 17h: Fandango na Praça, em frente ao Sobradão do Porto.
* 03/12 – Terça-feira, 14h às 17h: Oficina de Cestaria com o mestre Badeco, no Espaço Araponga.
* 04/12 – Quarta-feira, 19h às 22h: Oficina de Escrita de Projetos Culturais e Captação de Recursos, no Espaço Araponga.
* 05/12 – Quinta-feira, 14h às 17h: Oficina de Mapeamento dos Mestres e Fazedores do Fandango Caiçara de Ubatuba, no Espaço Araponga.
* 05/12 – Quinta-feira, 19h às 21h: CineCaiçara, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
* 06/12 – Sexta-feira, 21h: Apresentação de danças tradicionais, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
* 06/12 – Sexta-feira, 23h: Baile Caiçara, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
* 07/12 – Sábado, 15h: Corrida de Canoa dos Fandangueiros, na Barra Seca.
* 07/12 – Sábado, 21h: Apresentação de danças tradicionais, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
* 07/12 – Sábado, 23h: Baile Caiçara, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
* 08/12 – Domingo, 16h: Apresentação da Banda Cataia, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).