Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI) foi criada em novembro do ano passado já conquistou muitos avanços pata a comunidade indígena do estado de São Paulo. Foto: Governador Tarcísio de Freitas e Cristiano Kiririndju
O Secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto(Foto), em entrevista concedida a Record News, destacou os importantes trabalhos desenvolvidos pela Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), sobre o comando do coordenador Cristiano Kiririndju, cacique da aldeia Renascer, de Ubatuba, ressaltando o empenho e dedicação de sua equipe na implementação de ações concretas voltadas às comunidades indígenas do estado de São Paulo.
O secretário contou durante a entrevista que quando assumiu a pasta existia uma coordenadoria única para políticas públicas destinadas às comunidades negra e povos indígenas. “Uma jornalista comentou que isso seria a mesma coisa que juntar o volei e o randebol numa única federação”, brincou. Ele disse que decidiu então procurar o governador Tarcísio de Freitas e sugerir que fossem criadas coordenadorias autônomas. O governador concordou.
Fábio Prieto contou ainda que decidiu colocar na coordenação, um cacique preparado para a função, nomeando um cacique formado em pedagogia pela USP(Universidade de São Paulo). “Esse coordenador percorre as secretarias para desenvolver projetos que beneficiem as comunidades indígenas, entre eles, programa de renda, programa de moradias, programa de educação, entre outros”, destacou o secretário.
O secretário classificou a criação da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI) como inovadora e um exemplo para o Brasil. Segundo ele, sob a sua liderança e a do governador Tarcísio de Freitas, a Secretaria da Justiça tem sido um pilar fundamental na construção de políticas públicas que promovem a inclusão, o respeito às tradições e a melhoria da qualidade de vida dos povos indígenas. Entre os avanços, estão a revitalização de escolas, da secretaria da educação o programa Guardiões das Florestas da secretaria do meio ambiente. a implementação de habitações indígenas da CDHU e iniciativas culturais que fortalecem a identidade e os direitos dessas comunidades.
Cristiano Kiririndju
Cristiano Kiririndju é o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo. Ele também foi presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do estado. Cristiano Kiririndju é cacique da aldeia Renascer, no bairro do Corcovado, em Ubatuba, de etnia tupi-guarani.
Ele foi empossado em novembro de 2023, por meio do decreto 67.859/2023, do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a fim de atender a uma demanda do Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo (CEPISP), com o objetivo de aprofundar as ações e ampliar a participação social das etnias localizadas no território paulista.
A cerimônia de posse reuniu representantes de 37 etnias do estado de São Paulo e várias autoridades, entre elas, o então prefeito de Ubatuba, Marcio Maciel (MDB), o deputado estadual Enio Tatto (PT), o secretário estadual da Justiça e Cidadania de São Paulo, Fábio Prieto, e o governador Tarcísio de Freitas.
“É um momento de muita alegria! A coordenadoria de políticas para os povos indígenas é uma solicitação antiga. É a voz que nós precisamos ter em relação à educação, saúde, proteção territorial e qualidade de vida. Nós não estamos aqui apenas para criar políticas públicas, precisamos também da execução dessas políticas dentro dos territórios, nós precisamos que elas sejam executadas”, disse Cristiano de posse.
Na ocasião, Tarcísio de Freitas, por sua vez, explicou a importância da criação da coordenadoria como meio de aproximação das demandas com governo, bem como fonte de oportunidades para a população indígena.
“É sobre dar espaço, visibilidade e oportunidade de trabalhar o orçamento estadual para dar efetividade às políticas públicas. É um trabalho de gestão de território e preservação da nossa biodiversidade. E o mais importante, agora vocês têm uma representação, alguém que vai ter voz, espaço e que vai representá-los. Estamos muito felizes de contar com o Cristiano, que é uma pessoa iluminada, uma pessoa especial e está preparado para essa missão. Podem ter certeza que as portas estão abertas e vamos comemorar os resultados, pois vocês merecem essa consideração. Acho que o Brasil deve isso a vocês e o estado de São Paulo em especial”, comentou o governador durante a posse de Cristiano.