Agenda Cultural: Cantora e compositora maranhense Ana Maria Carvalho apresenta em Ubatuba o projeto Cantigas do Tempo

Apresentações gratuitas acontecem dias 29 – na Casa de Farinha do Quilombo da Fazenda da Caixa, na Picinguaba e 30 de novembro, na Fundação Projeto Tamar, no centro de Ubatuba

 

A cantora e compositora maranhense Ana Maria Carvalho iniciou em setembro uma circulação musical pelo Estado de São Paulo. O projeto se chama Cantigas do Tempo em forma de oficina e show quando a artista-brincante compartilha com o público músicas aprendidas na infância, composições próprias, poemas musicados, letras combinadas a gêneros e ritmos como sambas, bumba boi, forrós e cantigas tradicionais. Nos dias 29 e 30 de novembro, Cantigas do Tempo se apresenta em Ubatuba gerando encontros entre as culturas quilombola e caiçara e os saberes ancentrais.

São 50 anos de carreira atuando como atriz, cantora, compositora, educadora, pesquisadora, costureira, bordadeira, brincante. Maranhense de Cururupu, terra do Bumba Boi, do Tambor de Crioula e do Cacuriá, ela acredita que a cultura popular é arte atemporal. É matéria-prima para uma formação educativa e cultural que valorize os saberes de mestres e mestras e fortaleça a arte brincante.

E é com esse tesouro que o público vai entrar em contato através dos shows e oficinas de brincadeiras populares e danças brasileiras. Para Ana Maria, que fez dessa prática cultural sua própria história de vida, a circulação pelo Estado de São Paulo é mais uma possibilidade de aproximar adultos e crianças das tradições populares brasileiras e do valor artístico e educativo que elas podem oferecer. Além disso, a cantora destaca os encontros com os artistas de cada localidade e as expressões que a cultura popular assume nas diversas geografias e tradições.

Entre quilombos, ancestralidade e um Boi caiçara encantado 

Ana Maria vai percorrer em Ubatuba espaços de valor cultural, de conexão com a natureza e a ancestralidade. A oficina de danças brasileiras vai ser realizada na Casa de Farinha do Quilombo da Fazenda, lugar em que a história das famílias negras que compõem a comunidade tem sido passada para as novas gerações e fortalecida.

Outra história que também vem sendo resgatada desde 2003 é a do Boi de Conchas, uma lenda caiçara que se tornou um auto de rua, escrito pelo folclorista e músico Julinho Mendes. A manifestação reiventou em Ubatuba a festa do boi, presente em muitos lugares do Norte e Nordeste, mas que no litoral Norte paulista assumiu feições e rítmica próprias. O coletivo que realiza a festa do Boi de Conchas é o convidado especial do show Cantigas do Tempo, que acontecerá na sede do projeto Tamar.

Bado Todão, músico, dramaturgo e brincante do Boi de Conchas, afirmou que é uma honra para o grupo participar do show Cantigas do Tempo ao lado de Ana Maria Carvalho. “O grupo também se sente encantado e a partir do primeiro encontro com Ana Maria que aconteceu no dia 18 de maio deste ano a gente se vê meio que batizado por essa figura gentil e iluminada. Ela traz pra gente um visão de que o que a gente faz é sim cultura do boi, mesmo sendo do nosso jeito de fazer”, declarou.

O Boi de Conchas tem dia certo para se manifestar todos os anos nas ruas de Ubatuba graças à Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig (CRUMI), que reúne brincantes de várias profissões dedicados a recriar o auto do boi nos dias 29 de junho, quando se comemora São Pedro e a cultura da pesca entre os caiçaras, e 28 de outubro, aniversário de Ubatuba.

Segundo o auto, um tropeiro chamado Cipriano, dono do boi, contava histórias do mar para o boizinho, mas com o intuito de levá-lo ao matadouro. Porém, o boi driblou a morte sumindo no mar e reaparecendo de tempos em tempos, vestido de conchas e algas, para poetas e pescadores. “É um momento muito importante para o nosso coletivo participar do show da Ana Maria. Nos dá uma credencial para entender, sempre com muito respeito, que a gente faz parte desse movimento de cultura popular do país”, completou Todão.

Paraibuna

Cantigas do Tempo também chegará até a cidade de Paraibuna nos dias 14 e 15 de dezembro levando, respectivamente, o show e a oficina. No espetáculo musical que acontecerá no dia 14, Ana Maria Carvalho receberá a participação especial de Fernanda de Paula , da Cia Tambú,  grupo que se dedica a música regional com releituras e arranjos novos.

Sobre as oficinas e shows

Cantigas do Tempo é um show que estimula a arte do brincar. Os participantes das oficinas vão dançar o cacuriá, o bumba meu boi, e as cantigas de roda. De acordo com Ana, essas brincadeiras vão trazer ao público a importância das brincadeiras, do canto e da dança como uma prática que cria vínculos, estimula a criatividade e a liberdade.

“Eu espero que neste show as pessoas voltem para casa muito mais alegres do que chegaram. Dá leveza, felicidade, as crianças brincam. As crianças adoram brincar e estar juntas. Eu tenho 72 anos e o meu trabalho é movido pelas crianças”, disse Ana Maria.

O projeto Cantigas do Tempo foi aprovado no edital de Difusão Cultural da Lei Paulo Gustavo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo. Os espetáculos terão acessibilidade em libras.

“Não tem como viver sem arte”

Ana Maria se sente em casa no Estado de São Paulo. Há 20 anos é radicada em São José dos Campos onde, em 2022, recebeu o Prêmio de mestres e mestras do município. Vanguardista, Ana trouxe os brinquedos populares para o Teatro Vento Forte, onde foi atriz e figurinista por 20 anos. “Ao mesmo tempo, a gente trabalhava nas escolas, na capital e interior levando as brincadeiras brasileiras. Estamos há 40 anos nessa batalha. A cultura é vida, não tem como viver sem arte!”, ressaltou.

São dois os álbuns lançados por Ana Maria em sua carreira: Por mim e Pelo Meu Povo em 2012 (Por Do Som/Proac) e Memórias de Carvalho (Fomento às Culturas Negras da cidade de São Paulo).  Em 2018 foi contemplada pelo MinC com o Prêmio de Culturas Populares. É cofundadora, ao lado do irmão Tião Carvalho, da festa do boi no Morro do Querosene que existe há 40 anos e revive a cultura maranhense na cidade de São Paulo.

 

SERVIÇO

 

UBATUBA

Oficina “Cantigas do Tempo” com Ana Maria Carvalho 

29/11, sexta-feira, das 18h30 às 20h

Na Casa de Farinha do Quilombo da Fazenda

Endereço: Casa da farinha – Quilombo da fazenda – Fazenda da Caixa – Picinguaba

Classificação indicativa livre

Atividade gratuita

Acessibilidade em libras

 

Show “Cantigas do Tempo” com Ana Maria Carvalho, com participação de Boi de Conchas

30/11, sábado, às 20h

Na Fundação Projeto Tamar

Rua Antonio Athanásio, 273 – Itaguá – Ubatuba – SP

Classificação indicativa livre

Atividade gratuita

Acessibilidade em libras

 

SHOW PARAIBUNA

Show “Cantigas do Tempo” com Ana Maria Carvalho

com participação de Fernanda de Paula (Cia Tambú)

14/12, sábado, às 19h30

No Teatro Oficina Ana Zito

Rua Dr João Fonseca, 61 – Centro – Paraibuna / SP

Classificação indicativa livre

Atividade gratuita

Acessibilidade em libras

Acessibilidade em AUDIODESCRIÇÃO

 

OFICINA PARAIBUNA

Oficina “Cantigas do Tempo” com Ana Maria Carvalho

15/12, domingo, das 10h às 11h30

No Teatro Oficina Ana Zito

Rua Dr João Fonseca, 61 – Centro – Paraibuna / SP

Destinada ao público adulto, pesquisadores, educadores e interessados em geral.

Menores de 15 anos precisam estar acompanhados de adulto responsável

Atividade gratuita

Acessibilidade em libras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *