Só em outubro, 508 mil visitantes internacionais chegaram ao país, número 24% maior em relação ao mesmo mês de 2023; a principal porta de entrada no Brasil em outubro foi São Paulo, com quase metade das chegadas (200.664)
O número de turistas que têm procurado os atrativos turísticos do Brasil continua em alta e tem tudo para quebrar recorde em 2024. Somente até outubro, mais de 5,4 milhões de visitantes internacionais visitaram o país, o que representa um aumento de 13,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22) pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.
Só em outubro, mais de 508 mil estrangeiros chegaram ao Brasil, resultado 24% maior do que o mesmo mês do ano passado. A marca também é a maior da história, superando o então melhor mês de outubro, em 2015, quando cerca de 491 mil visitantes estrangeiros visitaram o país.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a expectativa é de que o Brasil bata a meta de turistas prevista para este ano. “Existe uma chance real de superarmos o recorde histórico, que é de 6,6 milhões, em 2018. Isso é resultado de um trabalho muito qualificado e técnico, realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, mas, principalmente, uma vitória de todos os empreendedores e trabalhadores que tão bem recebem os turistas estrangeiros de norte a sul do país”, afirmou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que o dado é mais um indicativo do crescimento da atividade turística brasileira, consolidando o país no mercado global. “Foram mais de meio milhão de estrangeiros que visitaram o Brasil somente em outubro para fazer turismo no país, o maior número da série histórica, desde quando começamos a medir esses números. Resultado prático do conjunto de ações do Governo Federal, com infraestrutura, distribuição de renda e turismo. Motivo para comemorar, todo o governo está muito feliz”, comemorou.
Onde estão chegando
A principal porta de entrada no Brasil em outubro foi São Paulo, com quase metade das chegadas (200.664), seguida por Rio de Janeiro, com quase 131 mil chegadas, Paraná (64 mil), Rio Grande do Sul (29 mil), Bahia (11.654) e Ceará (10.463). respectivamente.
De onde vieram
A maior parte dos visitantes estrangeiros que chegaram ao Brasil neste ano veio da Argentina, que se mantém como o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1,58 milhão de visitantes desde o início de 2024. Em segundo lugar, estão os visitantes dos Estados Unidos, que foram mais de 572.338 até o momento, seguidos pelo Chile, com 518.345.
Além disso, países europeus como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somam, juntos, 829.320 turistas que atravessaram o Atlântico para visitar o Brasil.
Receita internacional
As marcas positivas recentes de entrada de turistas estrangeiros também refletem em recorde de arrecadação com os viajantes internacionais. De janeiro a setembro de 2024, os estrangeiros gastaram no Brasil um total de US$ 5,409 bilhões. O valor do acumulado é o maior da série histórica, iniciada em 1995, e também supera em 1,8% o mesmo período de 2014, ano da Copa do Mundo de futebol no Brasil, quando a soma de divisas deixadas no país nos três primeiros trimestres foi de US$ 5,3 bi.
Fonte: Embratur