Surfista Ryan Kainalo, 18 anos, de Ubatuba, é campeão brasileiro de surfe 2024

Surfista de Ubatuba, venceu a 10ª edição da Taça Brasil disputada em Torres, no Rio Grande do Sul.

O surfista de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, Ryan Kainalo, de apenas 18 anos, sagrou-se campeão brasileiro da Taça Brasil, o circuito de acesso à elite nacional, o Dream Tour. Esta é a 10ª e última etapa do circuito. Ryan conquistou o título antecipadamente, na sexta(22), ao chegar as quartas de finais da competição, somando os pontos necessários para garantir o título que marca sua primeira conquista de um circuito profissional, consolidando o talento de Ryan como um dos principais nomes da nova geração do surfe brasileiro e sul-americano.

Ryan participou de seis das dez etapas do circuito ao longo do ano, chegando a Torres na segunda colocação do ranking, atrás do pernambucano Luan Ferreyra, também de 18 anos. Determinado, Ryan começou sua campanha na cidade com uma vitória no Taça Brasil 5.000 realizado na semana passada, assumindo a liderança do circuito. Com o título em suas mãos dependendo apenas de sua regularidade, ele mostrou maturidade, manteve a consistência e fez o dever de casa.

O título, que ainda contava com vários candidatos no início da etapa, foi decidido antes mesmo do dia final. Conforme seus adversários diretos iam sendo eliminados, Ryan seguiu avançando bateria após bateria. Na 5ª fase, enfrentou Gabriel André em uma bateria homem a homem. Bastava vencer para garantir o campeonato, e ele não decepcionou: marcou 11.87 pontos, somando notas 6.67 e 5.20, confirmando o título.

Após sair da água, Ryan comemorou o momento especial e destacou o quanto o circuito foi desafiador:
“Foi um ano muito difícil. O circuito da Taça Brasil tá sendo muito forte desde o primeiro round. Esses últimos dois eventos foram ainda mais desafiadores, porque entrei no primeiro round, então o evento foi mais longo ainda. No último ano fiquei bem perto do título. Tô feliz de provar pra mim mesmo que consigo. Foi mais um objetivo cumprido, mais um item riscado no meu checklist pessoal. É o meu primeiro título profissional de um circuito. Amanhã ainda tem mais competições. Tô muito feliz e bora pra cima!”

Esta 10ª e última etapa do Taça Brasil é patrocinada pela Freesurf e realizada pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), em parceria com a Federação Gaúcha de Surf (FGS), a Prefeitura de Torres e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Ryan também destacou a importância do apoio familiar em sua jornada, que foi fundamental para a construção de sua carreira: “O apoio e incentivo familiar que tive desde muito novo foram essenciais. Isso me fez conquistar os objetivos de uma forma mais natural, sem perder muito tempo me adaptando ao profissional.
A tranquilidade de estar com meu pai, minha mãe, meus avós, meus irmãos, meus tios… todos sempre me incentivando em todas as fases é incrível. Não tenho nem palavras pra eles. Amo todos e tô muito feliz.”

Por fim, ele compartilhou seus objetivos para o próximo ano, com metas ambiciosas no Dream Tour e no cenário internacional: “Agora quero lutar pelo título do Dream Tour, buscar minha classificação para o Challenger Series e, quem sabe, disputar uma vaga na elite mundial.”

Além do título, a performance de Ryan na fase anterior também chamou atenção quando, em condições desafiadoras de ondas pesadas, ele foi pros aéreos e conquistou boas notas, somando um 7.50 e um 6.17, consolidando sua liderança e o caminho para o título.

Feminino

No feminino, a disputa pelo título do Taça Brasil 2024 apresenta um cenário mais direto: apenas Nathalie Martins ainda pode tirar o título da líder Larissa dos Santos, que não está competindo em Torres. Para isso, Nathalie precisa chegar à final da etapa decisiva.

Larissa mantém uma vantagem confortável, com um impressionante total de 28 mil pontos, que incluem títulos em três etapas ao longo do ano (duas 10.000 e uma 5.000). Apesar disso, Nathalie está mostrando que corre atrás até o fim. Com dois vice-campeonatos em etapas 10.000 ao longo da temporada, ela chegou a Torres com chances remotas, mas aumentou suas possibilidades ao vencer seu primeiro evento no ano, o Taça Brasil 5.000, realizado no último domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *