Litoral Norte tem 18 locais impróprios para banho; sete deles em São Sebastião

Litoral Norte tem 18 praias poluídas no fim de semana, entre elas, a de Paúba(Foto), na costa sul de São Sebastião. Em Ubatuba, aulas da escolinha de surfe no Perequê-Açú foram suspensas por que a praia está imprópria para uso. 

 

O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado nesta quinta-feira, dia 21, pela CETESB, informa que o litoral norte paulista teve uma redução no número de praias impróprias para banho. No feriado prolongado: 24 praias foram classificadas como poluídas, nesta semana, são 18 praias inadequadas para banho na região.

Nesta semana, segundo a Cetesb, seis locais estão inadequados para banho em Ubatuba:  as praias do Itaguá(em dois trecho),  a praia de Itamambuca (no trecho próximo ao rio), a Enseada, a Santa Rita,  Lázaro e Perequê-Açú,

Caraguatatuba tem quatro praias impróprias para banho: Tabatinga, no trecho próximo ao rio, Prainha, Centro e Indaiá. . Em São Sebastião, foram classificadas como impróprias sete praias: Prainha, Cigarras, São Francisco, Pontal da Cruz, Deserta, Preta do Norte e Paúba, na costa sul. Em Ilhabela, apenas a praia Barreiros do Sul está poluída.

A coleta da água nos 99 pontos avaliados, semanalmente, é feita aos domingos e o resultado é divulgado pela Cetesb  às quintas-feiras. As praias impróprias são sinalizadas com bandeira da cor Vermelha e o banho de mar deve ser evitado devido ao risco de doenças.

Aulas canceladas

Em Ubatuba,  devido a poluição da praia do Perequê-Açú, classificada pela Cetesb como imprópria para uso neste fim de semana, foram suspensas as aulas da escolinha de surfe na praia devido ao risco dos alunos contraírem doenças transmitidas pela presença do esgoto na água do mar. É quinta vez que a praia é classificada como imprópria pela Cetesb este ano.
Segundo os organizadores, as aulas deveriam ser transferidas para a Praia Grande, que segundo a Cetesb está em boas condições para uso. Os professores informaram que caso os alunos não consigam ir até a Praia Grande a ausência não será computada como falta.
A escolinha é mantida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer e AUS – Associação Ubatuba de Surf e atende alunos de 7 a 17 anos. A escolinha existe desde 1995 com unidades no Perequê-Açu e Praia Grande e conta com sete professores e aulas nas praias do Perequê-Açu e Praia Grande.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *