Litoral Norte tem 18 praias poluídas no fim de semana, entre elas, a Ilha das Cabras, em Ilhabela(Foto); em São Sebastião todas as praias estão em boas condições de uso no feriado prolongado.
O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado nesta quinta-feira, dia 14, pela CETESB, informa que o litoral norte paulista teve um grande aumento no número de praias impróprias para banho no feriado prolongado: 18 praias foram classificadas como poluídas nesta semana. Na semana passada, foram 9 praias foram classificadas como poluídas e inadequadas para banho.
Neste feriado, segundo a Cetesb, oito locais estão inadequados para banho em Ubatuba: as praias do Itaguá(em dois trecho), a praia de Itamambuca (no trecho próximo ao rio), a Enseada, a Santa Rita, a praia Perequê-Mirim, a Perequê-Açú, a Picinguaba e a lagoa do Prumirim.
Caraguatatuba tem cinco praias impróprias para banho: Tabatinga, no trecho próximo ao rio, Prainha, Centro, Indaiá e Pan-Brasil. Em São Sebastião, todas as praias monitoradas pela Cetesb estão em boas condições para uso no feriado. Em Ilhabela, cinco praias estão poluídas: Barreiros do Sul, Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê, e Ilha das Cabras.
A coleta da água nos 99 pontos avaliados, semanalmente, é feita aos domingos e o resultado é divulgado pela Cetesb às quintas-feiras. As praias impróprias são sinalizadas com bandeira da cor Vermelha e o banho de mar deve ser evitado devido ao risco de doenças.
Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, continuam aparecendo peixes mortos nas praias do Centro, Indaiá e Aruan. A prefeitura fez a limpeza da praia do Indaiá, recolhendo 150 quilos de peixes mortos, a maioria, bagres, que estavam espalhados na areia da praia. Acontece que a maré acabou trazendo mais peixes mortos e muitos plásticos, poluindo as areias da praia do Camareiro, também, na região central.
No trecho entre a praça de Eventos e o Entreposto do Camaroeiro a areia da praia estava tomada de muito lixo e pequenos peixes mortos. Tudo trazido pela maré. Até o meio dia desta quinta-feira, dia 14, não havia nenhuma equipe ou maquinário da prefeitura fazendo a limpeza do trecho.
Na manhã desta quinta-feira(14), era comum ver urubus se alimentando dos peixes mortos que estavam espalhados na areia nas proximidades do Camaroeiro. Segundo a prefeitura e a Cetesb,
Segundo a prefeitura, os peixes encontrados mortos na praia são resultado da pesca de camarões ou outras espécies. Durante essa atividade, os peixes podem ficar presos nas redes, e ao puxá-las, muitos morrem e são devolvidos ao mar. Com o movimento das marés, esses peixes acabam sendo levados para a areia da praia.
A Prefeitura de Caraguatatuba alega que vem orientando pescadores a praticar uma pesca com menor impacto, justamente para proteger os ecossistemas aquáticos e reduzir a mortalidade dos peixes.
Segundo a prefeitura, o fenômeno ocorrido não é característico de Caraguatatuba, mas em todo o Litoral Norte, onde há atividade pesqueira. Logo que foi detectado, a Prefeitura informou a Polícia Ambiental sobre o fato.