Na edição de 2023, venceram a travessia: no masculino, Matheus Siniscalchi(FOTO), de São Paulo e no feminino, Rafaela Monilly, de Caraguatatuba
Acontece no domingo, dia 10, uma das provas natatórias mais difíceis do litoral paulista: a travessia a nado do canal que separa São Sebastião e Ilhabela. Iniciada em 2014, a competição completa este ano 10 anos. Cerca de 800 atletas devem participar da travessia.
O Canal de São Sebastião tem 30 quilômetros de extensão e a distância entre a ilha e continente varia conforme os bairros. A distância da travessia de balsa entre São Sebastião ( Centro) e Ilhabela( na Barra Velha), é de 2,4 quilômetros.
Segundo os organizadores, o percurso da prova tem 3,8 quilômetros, entre a largada que acontece em São Sebastião, em local que é definido no dia da competição após a análise das correntes marítimas e a chegada na Praia do Engenho D’Água, em Ilhabela. O tempo limite para os nadadores cruzarem o canal é de 2 horas e 30 minutos.
Os nadadores definem a estratégia a partir de um planejamento cuidadoso para definir o percurso mais seguro e viável, considerando as condições de correnteza e ventos no canal. Os três trajetos possíveis são o Sul, o Leste e o canal fechado, todos desafiadores e já realizados em edições anteriores.
No ano passado, no masculino, o campeão foi o paulista Matheus Siniscalchi, do Círculo Militar(SP), com o tempo de 45min17s026. O vice-campeão foi Victor Colonese que nadou próximo de Matheus durante boa parte da prova e ficou com o segundo lugar com tempo de 46min49s253. A terceira colocação foi de Samir Barel, bicampeão da prova em 2014 e 2016, que nadou em 47min55s017.
No feminino, o grande destaque da competição foi a nadadora de Caraguatatuba(SP), Rafaela Monilly, que venceu a prova com tempo de 51min00s473, contra 54min41s968 de Betina Lorscheitter, de Porto Alegre(RS), pentacampeã da competição. A jovem nadadora de Caraguatatuba havia sido vice-campeã nas últimas quatro edições da prova, mas desta vez conseguiu superar a pentacampeã e levou para casa o troféu de campeã da Travessia do Canal de Ilhabela pela primeira vez.
O recorde da travessia pertence, no masculino, ao nadador Allan do Carmo, de Salvador(BA), que fez o percurso sul em 2027 em 31m55s. No feminino, o recorde da travessia pertence a Betina Lorscheitter, de Porto Alegre(RS), que também, em 2027, fez o percurso sul em 34m08s. A prova contabiliza recordes gerais e por faixa etária, o que a torna ainda mais atrativa para os participantes.
A Prefeitura de Ilhabela é um dos principais parceiros do evento desde sua criação. Este ano, conta ainda com patrocínios de Mormaii, Mares Ilha Mall e Grupo T-Line. A realização é da Interativa Esportes, com cobertura da Swim Channel.
O secretário de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, destaca a relevância da prova para a cidade: “A Travessia do Canal de Ilhabela não é apenas um evento esportivo; é um marco que atrai atletas de todo o Brasil, promove o turismo e celebra a ligação histórica entre São Sebastião e Ilhabela. Estamos muito orgulhosos de apoiar essa competição e incentivar a prática esportiva em um cenário natural tão único.”
Serviço
Data: Sábado, 9 de novembro
Local: Mares Ilha Mall, Rua Santos Dumont, altura do nº 1060, Ilhabela
- 10h00: Início da entrega do Kit Atleta
- 15h00: Música ao vivo com Rodrigo Faria
- 17h55: Encerramento da entrega do Kit Atleta
- 18h00: Congresso técnico e definição do local da largada
- 19h00: Encerramento das atividades
Data: Domingo, 10 de novembro
Local: São Sebastião
- 06h00: Embarque nas escunas
- 07h00: Encerramento do embarque nas escunas
- 08h00: Largada do Masculino
- 08h05: Largada do Feminino
Tempo limite: 150 minutos
Premiação: Logo após a chegada do último atleta