Parque Estadual Ilha Anchieta, em Ubatuba, credencia embarcações para transporte de passageiros

 

O Parque Estadual Ilha Anchieta está com o credenciamento aberto para embarcações que possuem a atividade “Transporte de Passageiros” no Título de Inscrição, para a realização de desembarque na área de reserva ambiental.
Este credenciamento vai até o dia 26 de novembro e a exigência do credenciamento foi definida pelo Governo de São Paulo, por meio de uma portaria. Todas as embarcações que operam no turismo e/ou atuam na atividade de Transporte de Passageiros no Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) deverão ser credenciadas.

Para se credenciar, o proprietário da embarcação deve entregar as cópias dos documentos solicitados e assinar um Termo de Responsabilidade, no qual declara respeitar as regras de funcionamento da Unidade de Conservação. Após o prazo determinado, embarcações que não portarem a carta de autorização emitida pela administração do PEIA serão notificadas e, caso ainda assim não se credenciem, ficarão impossibilitadas de desembarcar no parque. O mesmo ocorrerá para aquelas que não respeitarem as normas dispostas na normativa.

O credenciamento visa ordenar a atividade de visitação, com segurança, e garantir o turismo sustentável, respeitando a capacidade de suporte de uso e as normas de visitação da Unidade de Conservação. o credenciamento é importante, pois há regulamentação para parques estaduais paulistas, que proíbe a prática de qualquer ato de perseguição, apanha, coleta, aprisionamento e abate de exemplares da fauna, que venha afetar a vida animal em seu meio natural, dentro do território do parque. Também esclarece que o número máximo de visitantes no Parque Estadual da Ilha Anchieta é 1.020 pessoas por dia, para o desenvolvimento do turismo sustentável.

No ato do credenciamento das embarcações os proprietários deverão preencher a ficha e apresentar as cópias dos seguintes documentos: Cadastur; Alvará de Funcionamento da Prefeitura Municipal de Ubatuba; Título de Inscrição de Embarcação (TIE); Seguro Obrigatório (Anual); Caderneta de Inscrição e Registro (CIR); Termo de Responsabilidade da Marinha (Anexo ao TIE); Termo de Responsabilidade do Parque Estadual Ilha Anchieta assinado; embarcações com Arqueação Bruta (AB) superior a 20, deverão apresentar o Certificado de Segurança da Navegação (CSN); embarcações com (AB) superior a 10 deverão apresentar o Cartão de Tripulação de Segurança (CTS) e foto da embarcação.

Sobre o Parque
O Parque Estadual Ilha Anchieta é um dos principais pontos turísticos de Ubatuba. O lugar, que em 1977 foi transformado em parque, possui grande história conservada em mais de 2000 m² de construções arquitetônicas. A fauna terrestre conta com mais de 50 espécies de aves como: sabiás, juritis, tangarás, tiês-sangue, saíras, gaivotas, além de grande variedade de répteis e anfíbios, além de capivaras, pacas, cotias, macacos, tatus, quatis, gambás, lagartos entre outros.

Serviço
Parque Estadual Ilha Anchieta
Acesso pelo Píer Saco da Ribeira (Avenida Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba – SP)
Dias e horários de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *