Matheus Veneziani pretende implantar câmeras inteligentes e reconhecimento facial na cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população. Esta semana ele visitou o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José dos Campos
Por Salim Burihan
Começa nesta segunda-feira, dia 4, em Caraguatatuba, o processo de transição de governo. A transição deve seguir até o dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro de 2025 toma posse o novo prefeito Matheus Veneziani(PSD).
A transição de governo é o procedimento institucionalizado que importa na passagem do comando político de um mandatário para outro com o objetivo de assegurar a este o recebimento de informações e dados necessários ao exercício da função ao tomar posse.
A equipe de transição será composta por 20 membros, sendo 10 indicados pelo prefeito eleito Matheus Veneziani e 10 indicados pelo atual prefeito, que deixará o cargo dia 31 de dezembro, Aguilar Jr(MDB).
Foram indicados como membros da equipe do prefeito eleito: Marcelo Paiva de Medeiros (coordenador), Sérgio Arnaldo Braz (vice-coordenador), Eloiza Antunes de Oliveira, Sílvio Tavares de Andrade, Gilson Mendes de Souza, Daniel Sacilotti Malerba, Rogéria de Oliveira Freitas, Inês Aparecida dos Santos Gomes, Luciana Fadel Locatelli e Ivy Malerba.
Já pela atual administração foram indicados: Marcos Freire (coordenador), Marcel Giorgeti, Leandro Borella, Nadine Guedes, Amélia Maria Ferreira, Lázaro Ribeiro, Márcia Paiva de Medeiros, Carlos Focesi, Amauri Toledo e Camila Budal.
Segurança
O prefeito eleito Matheus Veneziani(PSD), vem demonstrando muito vontade em melhorar a segurança pública no município, considerado, atualmente, um dos mais violentos da região do Vale e Litoral Norte Paulista, segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Este ano, nos primeiros nove meses do ano, Caraguatatuba já contabilizou entre janeiro e setembro: 24 homicídios, 21 tentativas de homicídios, 52 estupros, dois latrocínios(roubos seguidos de morte), 259 roubos a mão armada e 14 roubos de veículos.
Os números registrados entre janeiro e setembro, em Caraguatatuba, cidade com 135 mil habitantes, superam as ocorrências de homicídios contabilizadas no mesmo período nas duas maiores cidades da região do Vale e Litoral Norte: Em São José dos Campos, que possui uma população de 724.756 habitantes, foram registrados 17 homicídios este ano. Em Taubaté, segunda maior idade da região, com uma população de 310.739 habitantes, foram registrados 12 homicídios entre janeiro e setembro deste ano.
Esta semana, o prefeito eleito Matheus Veneziani(PSD), postou nas redes sociais uma visita feita no Centro de Segurança e Inteligência em São José dos Campos. Trata-se de um dos mais modernos sistemas de monitoramento integrado existentes no país.
Tudo indica que que a ideia do prefeito eleito Matheus Veneziani é usar a tecnologia avançada para reduzir os índices de criminalidade no município. Segundo dados da prefeitura de Caraguatatuba, a cidade já tem instaladas 184 Câmeras de Segurança que contemplam 03 tipos de tecnologias sendo leitura de placas, reconhecimento facial e barreira digital, esta última tendo sido instalados em 18 pontos estratégicos de entrada e saída da cidade, conforme estudo realizado juntamente com a Polícia Civil, a Polícia Militar. O sistema atual, no entanto, não tem colaborado para reduzir a criminalidade no município.
“Hoje visitei o Centro de Segurança e Inteligência em São José dos Campos para conhecer as tecnologias e estratégias de segurança que estão fazendo a diferença na região. Meu objetivo é trazer essas inovações para Caraguatatuba a partir do próximo ano, garantindo mais segurança e tranquilidade para a nossa cidade. Juntos, vamos construir uma Caraguá mais protegida e preparada!”, comentou Matheus.
CSI
O CSI (Centro de Segurança e Inteligência) de São José dos Campos, iniciou suas operações em 6 de abril de 2021 com mil câmeras inteligentes e reconhecimento facial implantadas em toda a cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população. O CSI é um sistema de monitoramento inteligente realizado 24 horas por dia, captando imagens de toda a cidade.
Atualmente, São José dos Campos é referência na segurança por meio de videomonitoramento nas ruas, parques e praças e uso de tecnologia de ponta. O município foi um dos pioneiros do Brasil em câmeras de segurança implantadas nas vias públicas através do antigo COI (Centro de Operações Integradas), implantado em 2002 e substituído em 2021 pelo CSI.
No CSI, as equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria de Mobilidade Urbana e Secretaria de Apoio Social ao Cidadão atuam em trabalho integrado através do programa São José Unida, que reúne as forças de segurança com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade. O monitoramento no CSI é feito 24 horas por dia.
As 1.200 novas câmeras que integram o CSI produzem imagens em full HD, sendo algumas delas com visão geral panorâmica. As imagens contemplam o serviço de inteligência, que possibilitará ainda o reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. As imagens são salvas com data, hora e local, possibilitando registrar ocorrências em tempo real.
Monitoramento 24 horas
As imagens de todas as câmeras de monitoramento ficarão interligadas ao CSI (Centro de Segurança Integrada) por meio de links para tráfego de imagens.
Um sistema de videowall, montado no Parque Tecnológico, permite a visualização de todas as câmeras de monitoramento, de todos os recursos analíticos, do gerenciamento de gráficos e mapas e das imagens das câmeras dos radares.
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI) de São José dos Campos é um sistema de monitoramento 24 horas por dia que utiliza câmeras inteligentes e reconhecimento facial para ajudar na segurança pública.
Características
|
|
---|---|
Câmeras
|
Mais de 1.200 câmeras e 340 portais eletrônicos
|
Funcionalidades
|
Esclarece acidentes, monitora limpeza urbana, localiza pessoas e pets desaparecidos, lê placas de veículos
|
Acesso às imagens
|
O cidadão pode solicitar o acesso às imagens por meio de protocolo pessoalmente na Prefeitura ou através do Prefbook
|
Uso das imagens
|
Em caso de registros de ocorrências de furto, as imagens são disponibilizadas para a polícia
|
O CSI tem ajudado a diminuir os problemas com a segurança pública na cidade.