Litoral Norte tem 16 praias poluídas no fim de semana, entre elas, a de São Francisco, em São Sebastião(Foto).
O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado na ontem, quinta-feira, dia 31, pela CETESB, informa que o litoral norte paulista teve um aumento no número de praias poluídas nesta semana: 16 praias da região foram classificadas como impróprias para uso pela Cetesb. Na semana passada, 15 praias foram classificadas como poluídas e inadequadas para banho.
Neste fim de semana, segundo a Cetesb, cinco praias em Ubatuba estão inadequadas para banho: a praia do Itaguá, em dois trecho, a praia de Itamambuca, no trecho próximo ao rio, a Enseada, a Santa Rita e a praia Perequê-Mirim.
Caraguatatuba tem três praias impróprias para banho: Tabatinga, no trecho próximo ao rio, Indaiá e Pan-Brasil. Em São Sebastião, cinco praias estão classificadas como impróprias para uso: São Francisco, Pontal da Cruz, Deserta, Preta do Norte e Grande. Em Ilhabela, permanecem impróprias para banho as praias do Perequê, Portinho e Veloso.
A coleta da água nos 99 pontos avaliados, semanalmente, é feita aos domingos e o resultado é divulgado pela Cetesb às quintas-feiras. As praias impróprias são sinalizadas com bandeira da cor Vermelha e o banho de mar deve ser evitado devido ao risco de doenças.
Na última quarta-feira, dia 30, a Prefeitura de Caraguatatuba, trabalhou na correção da erosão provocada pelas chuvas, na faixa de areia da Prainha, região central da cidade.
As fortes chuvas abriram uma vala na areia, próximo a escadaria da entrada Norte da Prainha, tornando impossível a utilização do último degrau até a areia, por causa da altura.
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), com uso de uma escavadeira, fez a correção da erosão, depositando areia e fechando a vala aberta pelas águas pluviais. Outros trechos da Prainha também foram nivelados.
O trabalho atende a solicitação dos comerciantes de quiosques do local. A equipe iniciou a ação pela manhã e no mesmo período foi encerrada. Segundo funcionários da Sesep, a erosão na areia das praias é comum, principalmente nos períodos mais chuvosos do ano e a Prainha, um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade, frequentemente precisa de manutenção, permitindo a acessibilidade.