Prefeitura pretende também usar câmeras para agilizar salvamento de banhistas na Praia Grade e combater vandalismo na região central durante o verão
Considerada uma das cidades do Litoral Paulista mais procurada por turistas de todo o país e do exterior, Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, inicia seus preparativos para a temporada de verão que se aproxima. A cidade que possuí cerca de 93 mil habitantes e ao longo da temporada de verão, entre dezembro e março, chega a receber a visita de mais de 2 milhões de turistas do Brasil e do exterior.
A prefeitura local divulgou esta semana que formou uma Câmara Técnica, composta por diversos órgãos entre Turismo, Meio-Ambiente e forças policiais, para preparar a cidade para a alta temporada. Uma das prioridades está sendo a segurança pública. A cidade aparece nas estatísticas policiais como a segunda mais violenta da região.
Em Ubatuba, entre janeiro e outubro deste ano foram registrados 10 homicídios, 11 tentativas de homicídios, 40 estupros, 155 roubos a mão armada e quatro roubo de veículos. No ano passado, no mesmo período, foram: 9 homicídios, 28 estupros e 235 roubos a mão armada.
Segundo informou a prefeitura, a primeira medida adotada foi o início da instalação das Câmeras de Videomonitoramento. Cinco das dez câmeras que o contrato contempla na primeira etapa já foram implantadas no início do mês: Praia Grande, Praça da Baleia, cruzamento da Capitão Felipe x Leovigildo Dias Vieira, Praça 13 de Maio e avenida Iperoig (cruzamento com a rua Liberdade).
Na terça-feira, 29, passaram a funcionar as câmeras instaladas na rua Dona Maria Alves (próximo à Prefeitura), calçadão, Praça Maracanã e Túnel da Estufa I. Cada câmera tem alcance de até dois quilômetros de distância, o que deve inibir ações de vandalismo e perturbação do sossego que a cidade vem registrando, pois o sistema vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.
“O sistema contará com reconhecimento facial (600 metros) e as câmeras serão integradas também ao sistema da Polícia Militar e Polícia Civil para trabalho conjunto, que possibilitará leitura de placas, (comunicação com o serviço do Muralha Paulista e Sistema Córtex do Ministério da Justiça do Governo Federal), pois detecta e reconhece automaticamente as placas que estiverem cadastradas como caráter geral ou veículos utilizados em situação criminal”, explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Napoli.
O contrato vai contemplar, no total, a instalação de 68 câmeras, porém, a sala de videomonitoramento estará preparada pra receber imagens de até 400 câmeras. Além da segurança referente a delitos, a Central de Videomonitoramento irá contribuir diretamente com o salvamento de banhistas na Praia Grande(Foto) – uma das praias com o maior número de ocorrências nessa natureza. Haverá uma central monitorada por bombeiros, o que facilitará a identificação da ocorrência e quais/ quantos aparatos devem ser enviados para suporte (número de Guarda-Vidas, bote, moto náutica), otimizando o trabalho de recursos como o Águia, por exemplo.
Efetivo
Segundo a prefeitura, desde o mês de julho, a cidade conta com um aumento de 25% na contratação de guarda-vidas temporários pela municipalidade, que passaram de 40 para 50 e permanecerão por um período maior: de 90 para 180 dias.
O Governo do Estado também enviará 40 guarda-vidas temporários a mais do Corpo de Bombeiros da PM/SP para a Operação Praia Segura 2024-2025.
O aumento vai possibilitar que mais praias sejam guarnecidas por um período maior de tempo, o que deve diminuir o número de afogamentos no município.
Já a Polícia Militar, realizará o início da Operação Verão no dia 16 de dezembro. O efetivo será reforçado e Ubatuba receberá 250 policiais, que permanecerão na cidade até 9 de março de 2025.