Cerca de 100 aves foram apreendidas foram autuadas durante a realização de um campeonato de canto de aves, ontem, domingo, dia 20, no bairro do Jaraguá, em São Sebastião, no Litoral Norte Paulista. Segundo a polícia ambiental, as 38 pessoas envolvidas serão autuadas por infração ambiental por utilizar aves silvestres e mantê-las em cativeiro sem as devidas autorizações. O total de multas previstas chega a R$ 141 mil.
Ainda, segundo a polícia ambiental, tratava-se de uma competição ilegal, sem qualquer autorização dos órgãos competentes. Foram apreendidas 94 aves Coleirinha, 59 pedestais e 104 gaiolas. As 38 pessoas envolvidas poderão ser indiciadas por crime ambiental, por manterem aves silvestres em cativeiro sem a devida autorização.
A ocorrência feita durante a operação que contou com a participação de policiais ambientais de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, será apresentada ao delegado da polícia civil do município de São Sebastião, com a qualificação e responsabilidade penal de cada uma das pessoas autuadas.