Cacique Cristiano Kiririndju, de Ubatuba, é um dos palestrantes de congresso internacional sobre mudanças climáticas

Cacique da aldeia Renascer destacará no congresso internacional a “Ação de Sustentabilidade Desenvolvida pelos Indígenas de São Paulo”

 

O cacique Cristiano Kiririndju, da aldeia Renascer, de Ubatuba e atual coordenador de Políticas para Povos Indígenas do estado de São Paulo, é um dos palestrantes do 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática, que está sendo realizado por iniciativa do Estado na capital paulista nesta terça (15)e quarta-feira(16), no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.

Formado em pedagogia pela USP, o cacique Cristiano Kiririndju tem 38 anos, é coordenador pedagógico da Secretaria da Educação e presidiu o Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo. Cristiano ocupa há um ano o cargo de 1º Coordenador de Políticas para Povos Indígenas do estado de São Paulo, indicado pelo governador Tarcísio de Freitas.

O cacique Cristiano Kiririndju fará logo mais às 17 horas, a palestra “Ação de Sustentabilidade Desenvolvida pelos Indígenas de São Paulo”. Cristiano pretende utilizar a experiência desenvolvida em sua aldeia para destacar como os povos indígenas contribuem para o desenvolvimento sustentável e quais são as contribuições indígenas para a preservação do meio ambiente. 

 

Congresso

A iniciativa de realizar o 1º Congresso Internacional de Resiliência Climática, visa alinhar as atividades da Defesa Civil frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, ampliando a capacidade de resposta do governo de São Paulo diante da ocorrência de eventos climáticos extremos.

O evento tem como foco a adaptação climática como elemento central na prevenção de desastres e na gestão de emergências, e conta com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, das secretárias Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e Laís Vita (Comunicação Social), demais autoridades e palestrantes.

Estão sendo discutidos os impactos das mudanças climáticas e a intensidade dos desastres naturais, orientando o público e os formuladores de políticas sobre a importância de adotar práticas sustentáveis. Ainda no Congresso, será promovida a integração das estratégias de resiliência climática com os planos de resposta a emergências e mitigação de desastres, assegurando uma atuação coordenada e eficaz em situações de crise.

O evento pretende também orientar parcerias entre agências nacionais e internacionais, ONGs, academia e setor privado, visando compartilhar conhecimentos e práticas recomendadas em resiliência climática. Serão oferecidos workshops e painéis para capacitar os profissionais da Defesa Civil e o público em geral, abordando os desafios das mudanças climáticas e o uso de tecnologias inovadoras na gestão de riscos.

Com a presença de especialistas, formuladores de políticas, representantes de organizações não governamentais, acadêmicos e líderes do setor privado, o evento representa uma oportunidade estratégica para reforçar a atuação da Defesa Civil no estado e compartilhar conhecimento técnico para o enfrentamento coletivo dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *