Vinicius de Oliveira, ator de “Central do Brasil”, prepara elenco para produção de curta-metragem em Caraguatatuba

Vinicius, o último a direita, ao lado de Malu Baracat, presidente da Fundacc e de Eliotty Caetano, técnico de audiovisual, fotografia e novas mídias e Leonardo Augusto, autor do roteiro. Foto: Fundacc

 

Vinícius de Oliveira, que aos 12 anos de idade encantou o Brasil ao interpretar “Josué” no filme “Central do Brasil”, lançado em 1998, aos 38 anos continua trabalhando com cinema. Atualmente, ele é o preparador de elenco de um curta metragem que será produzido em Caraguatatuba, com apoio da Fundação Cultural local, através do projeto de Denis Feijão, da Elixir Entretenimento.

 

Vinicius, aos 12 anos, contracenando com Fernanda Montenegro em Central do Brasil(1998)

 

 

 

Em 1998, Vinicius aos 12 anos de idade, trabalhava como engraxate no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando foi descoberto pelo diretor Walter Salles. Convidado para um teste, Vinicius foi aprovado para interpretar “Josuè” em “Central do Brasil” e encantar o país ao viver um órfão que viaja ao lado de Dora (Fernanda Montenegro) para o Nordeste, em busca de seu pai.

 

Nascido no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, após o sucesso de “Central do Brasil”, continuou na vida de ator participando de novelas, entre elas, “Suave Veneno”, em 1999 e de produções como “Carga Pesada” (2004), “O Rebu” (2014),“A Regra do Jogo” (2015), “Segunda Chamada” (2019) e “Não Foi Culpa Minha” (2022).

 

Vinicius, atualmente, com 38 anos, casado com a também atriz Sara Antunes e dois filhos, tornou-se diretor e preparador de elenco, além de ser coach de atores. Esta semana, Vinicius esteve em Caraguatatuba, onde prepara o elenco de um curta metragem que será produzido na cidade no mês de novembro.

 

 Caraguá

 

Na última quarta, 9, Vinicius junto com a equipe de produção fez as primeiras visitas técnicas nos locais das locações, incluindo o Morro do Camaroeiro, praias do Porto Novo, Indaiá, Martim de Sá e uma residência na praia da Cocanha.

 

Ele também realizou o teste de elenco para a seleção de atrizes da região do Litoral Norte. O filme conta com produção da Caraguatá Filmes-Ali Art e coprodução da Elixir Entretenimento, dos produtores Litiane Fernandez e Denis Feijão. Idealizado por Maximiliano Fernandez, o projeto foi contemplado e incentivado pela Lei Paulo Gustavo, com recursos do Governo Federal e apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

 

Ao final da visita à cidade, o ator Vinícius de Oliveira esteve na Fundacc acompanhado do técnico de audiovisual, fotografia e novas mídias, Eliotty Caetano, e do autor do roteiro, Leonardo Augusto, para conhecer a presidente, Malu Baracat.

 

Sinopse

 

“15(000000)KM” acompanha a história de duas mulheres caraguatatubenses, Amanda e Vitória, enquanto correm nas praias de Caraguatatuba. Amanda está profundamente ligada à cidade, enquanto Vitória busca oportunidades de crescimento em outros lugares, gerando conflitos emocionais entre as duas. À medida que Vitória se afasta, Amanda reflete sobre o valor de permanecer em seu lar. “15(000000)KM” explora a tensão entre o desejo de estabilidade e a busca por novos horizontes e a capacidade que nossos lugares e memórias possuem de nos unir e de nos afastar.

 

Núcleo Criativo Pratika Labs 

 

O projeto foi estruturado em módulos para que os alunos tivessem uma completa vivência do audiovisual desde a concepção da ideia até o emocionante lançamento do produto final.

 

Os participantes tiveram a oportunidade de explorar áreas como ideação e desenvolvimento, roteirização, pré-produção, produção, edição, distribuição e exibição. O roteiro escolhido para ser filmado foi desenvolvido pelo aluno Leonardo Augusto, após a formação no Pratika Labs e junto a alguns dos finalistas, estão realizando intercâmbio de experiências com profissionais da área de cinema na produção do curta-metragem.

 

A equipe esteve visitando as locações. O roteiro tem a autoria de Leonardo Augusto, produção da Caraguatá Filmes-Ali Art e coprodução da Elixir Entretenimento.  O projeto foi contemplado pela Lei Paulo GustavoCaraguatatuba será cenário para a produção audiovisual com previsão para acontecer em novembro, na semana do Curta Caraguá – 8º Festival de Cinema de Caraguatatuba, oportunizando aos participantes, visita ao set de filmagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *