Em Caraguatatuba, “virada” de Mateus Veneziani sobre Neto Bota ocorreu às vésperas da eleição

 

Pesquisas de intenções de voto realizadas pelo Instituto Opinião no Litoral Norte foram confirmadas pelos resultados nas urnas em Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Em Caraguatatuba,  o resultado das urnas não foi o mesmo que vinha sendo apontado pela pesquisa. Foto Capa: prefeito eleito em Caraguatatuba Mateus Veneziani e seu vice Serjão.

 

Por Salim Burihan

 

O Instituto Opinião responsável pelas pesquisas realizadas nas quatro cidades do Litoral Norte nas eleições deste ano, contratadas pela MoradaFM/Radar Litoral e divulgadas pelo Notícias das Praias, teve confirmadas suas avalições de intenção de voto em Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Em Caraguatatuba,  maior colégio eleitoral da região, o resultado nas unas não foi o mesmo apontado pela pesquisa Opinião divulgada no dia 30 de setembro.

 

Em Caraguatatuba, o resultado das eleições não foi o que indicava a pesquisa do Instituto Opinião que apontava vitória de Neto Bota(União Brasil). Nas urnas, Mateus Veneziani(PSD) venceu Neto Bota. Mateus, nos últimos dois dias que antecederam as eleições, conquistou 15% dos votos do eleitorado que ainda estava indeciso (39%) ou daqueles que até então, não pretendiam votar em nenhum dos candidatos (9%).  Neste cenário, também, cresceram Baduca, Coronel Stanelis e até Fábio Ferreira(PDT). Neto Bota foi o único candidato que perdeu votos: passando de 28,8% das intenções de votos na pesquisa para 28,19% dos votos obtidos.

 

Urnas confirmaram três pesquisas feitas pelo Instituto Opinião em Ilhabela que davam vitória de Colucci

 

 

Urnas confirmaram vitória de Reinaldinho, apontada em três pesquisas do Instituto Opinião

EM Ilhabela e São Sebastiao, as vitórias de Toninho Colucci(PL) e Reinaldinho(Republicanos) vinham sendo apontadas nas três pesquisas feitas nas duas cidades pelo Instituto Opinião e foram confirmadas nas urnas.  Toninho Colucci(PL) foi eleito em Ilhabela com o candidato do PL está eleito com 11.845 votos(50,84% dos votos válidos). Em São Sebastião, Reinaldinho(Republicanos)  com 29.083 votos (56,89%) venceu seu principal adversário, o Professor Gleivison(PP), que somou 20.611 votos (40,32%).

 

EM Ubatuba, a pesquisa apontava empate técnico entre Flávia Paschoal(PL) e Sato(PSD), a atual prefeita venceu as eleições com 14.560 votos(27,87%), mas Sato, que 13.647 votos(26,12%),  acabou ficando em terceiro lugar sendo superado pelo Professor Arnaldo(PSB), que obteve 14.128 votos(27,04%).

 

Em Caraguatatuba, o resultado das intenções de voto divulgados pelo Instituto Opinião acabou não sendo confirmado nas urnas. As pesquisas apontavam vitória de Neto Bota sobre Mateus Veneziani. Nas urnas, no entanto, deu Mateus Veneziani(PSD) que obteve 26.850 votos (37,26%) e derrotou Neto Bota (União Brasil), que somou 20.313 votos(28,19%).   Confira o resultado da pesquisa Opinião e os dados oficiais do TSE em Caraguatatuba:

 

 

Pesquisa estimulada divulgada pelo Instituto Opinião no dia 30 de setembro

 

Neto Bota(União Brasil)- 28,8%

Mateus Silva(PSD)-  22%

Baduca(PL)- 13,7%

Coronel Stanelis(PP)- 9,9%

Fábio Ferreira(PDT)- 1,5%

Indecisos- 15,4% (Na espontânea, eram 39,6%)

Não votaria em nenhum deles -9,1%(Na espontânea eram 7,8%)

 

Resultado divulgado pelo TSE no dia 6 de outubro

 

Mateus Silva (PSD): 26.850 votos, 37,26% dos votos válidos

Neto Bota (UNIÃO): 20.313 votos, 28,19% dos votos válidos

Baduca (PL): 12.403 votos, 17,21% dos votos válidos

Coronel Stanelis (PP): 11.246 votos, 15,61% dos votos válidos

Fabio Ferreira (PDT): 1.252 votos, 1,74% dos votos válidos

 

A eleição em Caraguatatuba teve 79.216 votos totais, o que inclui 3.238 votos brancos, 4,09% dos votos totais, e 3.914 votos nulos, 4,94%. A abstenção (não compareceram para votar) foi de 24.403 eleitores, 23,55% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

 

Avaliação

 

 

O analista político Nilton Tristão, do Instituto Opinião e Pesquisa, afirmou que os resultados das eleições em Ilhabela e São Sebastião confirmaram as intenções de voto divulgadas pelo instituto nas três pesquisas realizadas em agosto, setembro e outubro. Não houve nenhuma alteração ou novidades no resultado das eleições na Ilha e em São Sebastião, segundo Tristão.

 

Em Ubatuba, segundo ele, o resultado nas urnas, também, confirmou as duas pesquisas feitas pelo instituto na cidade. Sobre o fato do professor Arnaldo(PSB) ter ficado em segundo lugar, superando o candidato Sato(PSD), Tristão argumenta que, isso ocorreu devido à grande quantidade de candidatos a prefeito(onze) e do número de indecisos que decidiram em quem votar nos dois dias que antecederam as eleições.

 

Em Caraguatatuba, o resultado das eleições no município, com vitória de Mateus Veneziani(PSD) sobre Neto Bota (União Brasil), não era o que vinha sendo apontado na última pesquisa divulgada no dia 30 de setembro na cidade pelo instituto.

 

Segundo avaliação de Tristão, “a virada” de Mateus Veneziani sobre Neto Bota, teria ocorrido entre sexta, dia 4 e o domingo, dia 6. Segundo ele, a vitória de Mateus teria sido motivada por uma grande mudança nas intenções de voto ocorrida entre sexta, dia 4 e o domingo, dia 6, supostamente, provocada pelas conquistas dos votos dos eleitores indecisos (cerca de 39%) e de boa parte dos eleitores que até às vésperas da eleição não pretendiam votar em nenhum dos candidatos (que tinha um percentual de 9%).

 

Avaliando apenas os votos válidos, Mateus tinha na pesquisa 28,19% das intenções de voto e nas urnas somou 38,13% dos votos válidos, ou seja, um crescimento de 9,94% com relação ao que apontava a pesquisa Opinião. Neto Bota liderava a pesquisa com 37,26%, nas urnas obteve 29,04%, ou seja, perdeu 8,22% dos votos que podem ter sido destinados nas urnas para Mateus ou Coronel Stanelis, os dois candidatos que tiveram votação superior ao que apontava a pesquisa Opinião. Baduca que aparecia com 17,67% na pesquisa, nas urnas obteve 17,21%, ou seja, perdeu 0,46% de eleitores. Stanelis que aparecia com 13,16% de intenções de voto na pesquisa, nas urnas teve um crescimento de 2,09% somando 15,25% dos votos válidos.   Fábio Ferreira   na pesquisa aparecia cm 1,98% dasintenções, nas urnas teve uma queda de 0,24%, obtendo 1,74% dos votos válidos.

 

O NP comparou e avaliou os números da pesquisa divulgada pelo instituto Opinião, no dia 30 de setembro e os números oficiais do TSE divulgados no domingo, dia 6. Nota-se que Neto Bota, nos dois dias que antecederam as eleições perdeu eleitores, passando de 28,8% das intenções de votos na pesquisa para 28,19% dos votos obtidos nas urnas.  Mateus passou de 22% para 37%, conquistando 15% de votos entre eleitores indecisos ou daqueles que não pretendiam votar em nenhum candidato. Baduca cresceu de 13,7% para 17,21%; Coronel Stanelis cresceu de 9,9% para 15,61%; e, Fábio Ferreira, também aumentou de 1,5% para 1,71%. Ou seja, os 15% de votos obtidos por Mateus nos dois dias que antecederam as eleições foram fundamentais para o candidato se eleger prefeito de Caraguatatuba a partir de 2025.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *