A Defesa Civil de São Sebastião vai executar testes na sirene de evacuação instalada na Vila Sahy, na costa sul. O teste será realizado às 14 horas, desta terça-feira, dia 1º de outubro.
O equipamento foi instalado no final do ano passado na Vila Sahy, que foi um dos bairros mais atingidos pelas chuvas de fevereiro de 2023, quando 64 pessoas perderam a vida em São Sebastião devido às fortes chuvas e deslizamentos de morros e encostas.
O equipamento foi adquirido pelo governo do estado da empresa Squitter, de São José dos Campos. Outras duas cidades do litoral paulista também receberam as mesmas sirenes.
A sirene instalada na Vila Sahy foi acionada pela primeira vez, oficialmente, na noite de 24 de janeiro deste ano, durante as fortes chuvas que atingiram a costa sul. Na ocasião, os moradores que ocupam áreas de risco, orientados pela Defesa Civil, deixaram suas casas e se alojaram numa escola municipal.
Segundo a Defesa Civil, o equipamento divulga diferentes tipos de alertas, que são emitidos dependendo do caso e da gravidade do evento.
Confira:
- ‘A Defesa Civil informa: devido à previsão de chuva, há risco de alagamentos nessa área. Fiquem atentos’
- ‘Atenção, atenção: a Defesa Civil informa a possibilidade de chuva moderada para forte nas próximas horas. Fiquem atentos’
- ‘A Defesa Civil informa: estamos voltando à normalidade. Atenção moradores: ao retornaram para as suas moradias, verifiquem a ocorrência de deslizamentos. Caso necessário, liguem para a Defesa Civil: 199’
- ‘A Defesa Civil informa: há risco de deslizamentos nessa área. Atenção moradores: dirijam-se para locais seguros e pontos de encontro’