Neste sábado, dia 28 e no domingo, dia 29, a Praia de Perequê-Açu, em Ubatuba (SP), será sede da última etapa do Dream Challenger, evento de surf inclusivo, que em quatro edições, atendeu mais de 300 pessoas com deficiência, proporcionando-lhes a oportunidade única de vivenciar a emoção de surfar com pranchas adaptadas.
O evento, idealizado pelo para-surfista Taiu Bueno, visa promover a inclusão e a acessibilidade no esporte, compartilhando a alegria de estar no mar, independentemente das limitações físicas. Taiu Bueno, aos 29 anos, era um dos maiores surfistas do país na década de 80 e 90, mas devido a um grave acidente quando surfava em Paúba, uma praia de São Sebastião, ficou tetraplégico. Em 2010, Taiu voltou a praticar o surfe com um prancha adaptada.
O principal objetivo do Dream Challenger é desafiar pessoas com deficiência a superarem barreiras que antes pareciam impossíveis, como pegar uma onda. “Desde 2015, o surfe adaptado vem ganhando força, já sendo um esporte competitivo mundialmente, mas o mais importante é proporcionar a alegria de sentir as ondas pela primeira vez ou de voltar ao mar, como foi o meu caso”, comenta Taiu.
Em todas as etapas, o evento contou com equipamentos como pranchas adaptadas, cadeiras anfíbias e esteiras de acessibilidade, além de uma equipe especializada para garantir a segurança e o conforto dos participantes.
Agora, em Ubatuba, a expectativa é encerrar a tour com chave de ouro, celebrando mais um capítulo de sucesso no incentivo ao esporte inclusivo. O Dream Challenger é patrocinado pela Repsol Sinopec Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e, com o apoio do Governo Federal através do Ministério dos Esportes.
Serviço:
Dream Challenger Tour – Praia de Perequê-Açu, Ubatuba (SP)
Datas: 28 e 29 de setembro
Horário: Sábado – 9h às 15h | Domingo – 9h às 14h