Ação realizada para celebrar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias contou com a ajuda das crianças e adolescentes atendidos na ONG
Antecipando o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, uma ação global que aconteceu nesta sexta-feira, dia 20, o Instituto Verdescola promoveu, na última sexta-feira (13), uma iniciativa de grande impacto ambiental e comunitário. Crianças, adolescentes e voluntários da Embraer, parceiros no projeto Ciência Delas, iniciativa que busca preparar futuras cientistas e promove a igualdade de gênero nas áreas de ciência e tecnologia, participaram da atividade, que aconteceu na Barra do Sahy e abrangeu três importantes áreas: a faixa de areia da praia, o manguezal e o rio local.
Com o apoio dos jovens da Oficina de Canoagem, também promovida pelo Instituto Verdescola, em parceria com o projeto Sahy Remando, foi possível ampliar o alcance da limpeza, acessando tanto a areia quanto as águas. No total, a ação resultou na coleta de 29,4 kg de resíduos sólidos, entre os quais estavam:
* 165 garrafas PET
* 161 embalagens plásticas
* 113 pontas de cigarro
* 68 latas de alumínio
* 58 tampas de garrafa plástica
* 59 canudos
* 58 pedaços de isopor
* Diversos outros itens, como chinelos, fraldas e equipamentos de pesca
Cada item coletado foi devidamente registrado no aplicativo Clean Swell, que colabora com o grupo de defesa internacional Ocean Conservancy na análise de dados para combater o lixo marinho em todo o mundo. A ação teve como objetivo não apenas remover resíduos, mas também sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com os recursos naturais da região.
Marques Conceição, educador ambiental que coordenou a ação de coleta de resíduos, ressaltou a relevância da iniciativa como uma estratégia para evitar que o lixo chegue aos oceanos. “Quando isso acontece, afeta tanto a vida marinha quanto terrestre, além de contribuir para as mudanças climáticas. Este tipo de ação é essencial para fomentar uma cultura de cuidado e preservação do meio ambiente”.
A diretora do Instituto Verdescola, Raquel de Oliveira, por sua vez, destacou: “Essa iniciativa não apenas promove a preservação ambiental, mas também fortalece a responsabilidade social na primeira infância e adolescência. Ao integrar nossas crianças, adolescentes, voluntários e parceiros, evidenciamos o impacto positivo que a mobilização comunitária pode ter em prol de uma causa comum. Alinhando-nos aos princípios de ESG, estamos preparando os jovens para se tornarem cidadãos mais conscientes e engajados, em sintonia com o ODS 4.7, que busca garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável e a cidadania global”, afirmou.
Embraer
Dez colaboradores da Embraer, voluntários do Instituto Embraer, parceiro do Instituto Verdescola no projeto Ciência Delas, por meio da iniciativa Ciência Diversa, tiveram a oportunidade de conhecer o Verdescola e participar da ação de limpeza da praia. Adriana Lopes, analista de ESG e coordenadora do Ciência Diversa, destacou a relevância da experiência: “Além dessa vivência, tenho acompanhado de perto o projeto Ciência Delas, o que reforça a importância de investir na equidade de gênero desde a base. Ver essas meninas se desenvolvendo em STEM é inspirador e traz um impacto real na construção de um futuro mais inclusivo.”
Sobre o Instituto Verdescola
O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Diariamente são atendidas cerca de 1.000 crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade social no entorno da Vila Sahy. Além de entrar na lista das 100 melhores organizações do Brasil por seis anos consecutivos, o Verdescola levou o destaque de melhor ONG de São Paulo em 2023. O reconhecimento veio do Prêmio Melhores ONGs, um dos mais relevantes do setor. O Instituto ainda é auditado anualmente pela Ernst & Young.
Sobre o Instituto Embraer
O Instituto Embraer é a organização responsável pelas ações sociais e educacionais da Embraer. Fundado em 2001, o Instituto mantém dois colégios de Ensino Médio em período integral em São José dos Campos e Botucatu, no interior de São Paulo, preserva o acervo histórico da indústria aeronáutica brasileira e promove programas como Ciência Diversa, Emergência Climática e Asas do Bem, que conectam organizações e voluntários a causas urgentes no mundo.