Defesa Civil interdita parcialmente tradicional praça de Caraguatatuba devido a presença de abelhas

Praça Diógenes Ribeiro de Lima está parcialmente interditada devido a presença de abelhas. Foto: Reprodução Redes Socias

A Prefeitura de Caraguatatuba, no litoral norte paulista, através da Defesa Civil, interditou parcialmente uma das mais importantes e tradicionais praças da cidade, a praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, na região central, devido a presença de abelhas. Segundo a prefeitura, parte da praça continuará isolada até enquanto houver a presença de abelhas no local. A recomendação é de que as pessoas evitem passar pelo trecho interditado.

 

A prefeitura, com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou na manhã de ontem, quarta-feira (18), a retirada de abelhas em colmeia no alto de uma árvore da praça. Segundo a prefeitura, a presença das abelhas na praça foi detectada pelas equipes da Sesep que faziam limpeza e poda das árvores.

 

Assim que os servidores constataram a colmeia, acionaram imediatamente a Defesa Civil e parte da praça foi isolada para realização dos trabalhos de retirada das abelhas e proteção das pessoas que passam pelo local. A remoção da colmeia foi feita por dois agentes da Defesa Civil, que utilizaram um caminhão cesto aéreo da Sesep.

 

Agentes da Defesa Civil alertam as pessoas que, em suas casas, ao se depararem com colmeias, acionem a Defesa Civil pelo telefone 199. A equipe vai até o local para fazer a remoção.

 

As espécies de abelhas europeias e africanas que foram introduzidas no Brasil são mais nocivas e agressivas. Por isso, a orientação é não tentar fazer a remoção sozinho. Em 2023, a Defesa Civil de Caraguatatuba registrou 326 ocorrências, sendo 204 com abelhas, 85 com marimbondos e 37 com vespas. Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *