O surfista Wesley Dantas (Foto), de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, venceu neste domingo, dia 15, a 5ª etapa do CBSurf Taça Brasil, disputada, na Prainha, em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Wesley Dantas sagrou-se bicampeão da etapa ao vencer Lucas Haag, de Santa Catarina. No feminino, a campeã foi a cearense Larissa dos Santos que venceu sua conterrânea Silvana Lima (CE).
Os títulos do CBSurf Taça Brasil 5000 São Chico Pro apresentado por MB foram decididos na manhã deste domingo em São Francisco do Sul. No sábado de céu nublado, com chuvas, frio, mas de boas ondas na Prainha, foram definidas as semifinais das duas categorias e apenas dois catarinenses se classificaram. Com isso, os jovens Lucas Haag, 20 anos, e Maria Autuori, 16 anos, largam na frente do ranking profissional da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf). Já a saquaremense Taís Almeida e o paulista atual campeão brasileiro, Weslley Dantas, seguem na busca do bicampeonato na única etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf em Santa Catarina.
As semifinais da Taça Brasil 5000 São Chico Pro, no femnino, foram disputadas pela melhor surfista do Brasil em todos os tempos, Silvana Lima, as também cearenses Juliana dos Santos e Larissa dos Santos e a líder do ranking catarinense profissional de 2024, Maria Autuori. Na segunda semifinal, a defensora do título da etapa da Taça Brasil de São Francisco do Sul, Taís Almeida, enfrenta a gaúcha Alexia Monteiro e as paranaenses Nathalie Martins e Duda Azamor.
No masculino, os paulistas foram maioria entre os semifinalistas, com metade dos oito concorrentes ao título da Taça Brasil 5000 São Chico Pro, que em 2023 foi encerrada com Weslley Dantas ganhando uma final 100% paulista com Wesley Leite, que foi barrado nas quartas de final. Nesse ano, todas as baterias foram formadas por quatro surfistas. Na primeira semifinal, estão os paulistas Ryan Kainalo e Renan Pulga, com o carioca Vitor Ferreira e o potiguar Samuel Joca. Na outra, o defensor do título, Weslley Dantas, enfrenta o também paulista Alex Ribeiro, o líder do ranking catarinense profissional de 2024, Lucas Haag, além de Daniel Templar, de Saquarema (RJ).
O pódio da 5ª Etapa do CBSurf Taça Brasil 5000 ficou assim:
Categoria feminina:
1 – Larissa dos Santos (CE)
2 – Silvana Lima (CE)
3 – Nathalie Martins (PR)
4 – Tais Almeida (RJ)
Categoria masculina:
1 – Wesley Dantas (SP)
2 – Lucas Haag (SC)
3 – Renan Pulga (SP)
4 – Samuel Joca (RN)