Abastecimento de água em Ilhabela “está no limite”, Sabesp pede economia aos moradores e comerciantes

Altas temperaturas e estiagem podem provocar crise hídrica; população deve adotar medidas para evitar o desperdício de água nos quatro municípios, segundo a Sabesp

 

A Sabesp fez um alerta nesta quinta-feira, dia 12, aos moradores e comerciantes de Ilhabela, no Litoral Norte Paulista, pois devido as altas temperaturas e da estiagem o fornecimento de água no município está em sua capacidade máxima.

 

Ilhabela sempre enfrentou problemas de escassez de água potável, principalmente durante o verão. O abastecimento também afeta os moradores que vivem nas ilhas de Búzios e Vitória.

 

A Sabesp informou que segue monitorando os sistemas e, além da construção de novos reservatórios de água no município, busca alternativas para aumentar a disponibilidade hídrica, entre elas, a implantação de uma usina de dessalinização que poderá ser a primeira do estado a utilizar água do mar como fonte de abastecimento.

 

Além, de Ilhabela, a estiagem e as altas temperatura também afetam o abastecimento de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba. Ontem, a empresa recomendou que os moradores desses três municípios evitem o desperdício de água.

 

Segundo a empresa, os moradores das quatro cidades devem fazer o uso consciente da água evitando desperdícios, como evitar lavar calçadas e veículos e adotar hábitos de consumo consciente como fechar as torneiras ao escovar os dentes e tomar banhos rápidos.

 

A Sabesp reforça a importância do consumo consciente e convida todos a adotarem medidas de economia de água, que coletivamente têm grande impacto:

 

  1. Use vassoura e balde para limpar áreas externas; evite o uso de mangueiras.
  2. Utilize a descarga com moderação; uma válvula acionada por seis segundos pode desperdiçar cerca de 12 litros de água.
  3. Não use água corrente para descongelar alimentos.
  4. Fique atento a possíveis vazamentos, que são uma das principais causas de desperdício.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *