Nevoeiro tomou conta da ilha na manhã desta quinta-feira(5) prejudicando a travessia de balsa. Foto: Canal de São Sebastião/ Junior Joly
Os usuários da travessia entre São Sebastião e Ilhabela enfrentaram cerca de sete horas de paralisação nos serviços da balsa devido aos fortes ventos que atingiram o canal de São Sebastião. Devido aos ventos de cerca de 57 km/h a travessia ficou suspensa das 7 às 14 horas.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH), informa que a travessia São Sebastião/Ilhabela foi paralisada entre 7h e 14h de hoje, em razão dos fortes ventos que atingiram a região, com rajadas de até 31,6 nós (57,5 km/h), superando o limite de segurança estabelecido em 25 nós.
A Semil destaca que a paralisação foi necessária para garantir a segurança dos usuários e das tripulações. O retorno das operações ocorreu após a estabilização das condições climáticas.
Neste momento, a travessia opera normalmente com cinco embarcações, e o tempo de espera médio é de 30 minutos em São Sebastião e 30 minutos em Ilhabela.
Sobre as Travessias Litorâneas:
O Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, administrado pelo Departamento Hidroviário (DH) da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), abrange oito travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri. As balsas e lanchas que operam nas Travessias transportaram, de acordo com o balanço semestral de 2024, mais de 9,6 milhões de passageiros. O Governo já investiu mais de R$ 150 milhões na modernização de balsas e estruturas de embarque e desembarque.