Cine Clube de Ilhabela exibe documentários com personagens caiçaras

Casa de Eva Esperança, Bairro do Perequê (1949),‘Berço da Congada’ em Ilhabela. Foto: Acervo Ary França

 

O Cine Villa Bella & Clube de Ilhabela exibe neste domingo (25) dois documentários com histórias de vida de personalidades caiçaras. O primeiro filme, “Retratos Filmados”, estreia às 16h com quatro episódios que apostam na poesia da simplicidade do cotidiano para apresentar os personagens de Rosália, com seu baú de memórias, Tião no alto dos morros da cidade, Pedrina, sentada em seu bar, e o Homem-Aranha de Ilhabela em pessoa, vendendo seus algodões-doces.

“Retratos Filmados”, conta com a equipe de criação/produção formada por Felipe Samurai, Luis Henrique Mioto e Tovar Junior. A direção geral é de Luis Henrique Mioto. O projeto “Retratos Filmados” foi contemplado no edital 170/2023 (Lei Paulo Gustavo), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Ilhabela.

A série é dividida em 4 episódios que tem como temática a memória de alguns moradores de Ilhabela. Na tela, destaque para personagens como Rosália com seu baú de memórias, Tião no alto dos morros da cidade, Pedrina sentada em seu bar, e o próprio Homem Aranha em pessoa vendendo seus algodões-doces.

 

Mais tarde, às 17h, o curta “Eva Esperança” apresenta a história de Eva Esperança da Silva(Foto), mulher de grande importância para memória e cultura de Ilhabela e a região do Litoral Norte paulista. Sua vida apresenta diversas facetas que simbolizam e sintetizam a construção da cidade, a cultura e os saberes populares e a história do negro no município.

Sua história revela facetas como o seu trabalho como parteira e benzedeira, a questão da escravidão negra presente na sua base familiar e sua tradição na festa da Congada e em outras festas populares. Além de imagens de arquivo, o filme traz depoimentos de parentes e amigos, além de relatos de algumas pessoas que se inspiram em seu importante legado.

 

Eva Esperança Silva, natural de Ilhabela, filha de mãe escrava e pai português, foi parteira e contribuiu por mais de meio século para trazer novas vidas à cidade.  Com uma família numerosa, teve 26 filhos, trouxe a tradição da Congada de São Benedito de herança da sua mãe, que já era responsável pela Ucharia. Além de manter a tradição da Congada dona Eva Esperança foi uma das responsáveis pela construção da Capela São João Batista, no Perequê em Ilhabela.

As sessões Cine Villa Bella & Clube são abertas ao público e realizadas na sala de cinema do Centro Cultural Waldemar Belisário, localizado na Rua da Padroeira, nº 140, Vila (Centro Histórico). Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência do início das sessões e limitados a 60 lugares. Durante a sessão, o público ainda tem direito a suco e pipoca para aproveitar o melhor do cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *