Foi aprovada no sábado, dia 17, em assembleia realizada em Caraguatatuba, a criação do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba. No município, já existem duas entidades que representam os servidores municipais: a Asmuc(Associação dos Servidores Municipais de Caraguatatuba) e o Sindserv(Sindicato dos Servidores Municipais de Caraguatatuba).
“Resolvemos criar um outro por que não nos sentimos respeitados e nem representados por este sindicato que aí está. Pois um sindicato com uma gestão de 8 anos, que não faz prestação de contas, onde o presidente se encontra comprometido com a atual gestão. Cansamos de sermos usado para benefícios próprio pelo presidente da Sindserv”, justificou a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços Públicos Municipais de Caraguatatuba, Alexandra Fachini.
A assembleia foi realizada realizada na Colônia de Férias dos Metalúrgicos de São José dos Campos, no bairro do Porto Novo, na região sul do município, após amplamente divulgada e convocada por um abaixo assinado que juntou centenas de assinaturas e milhares boletins distribuídos juntos aos trabalhadores.
Durante a assembleia, foi aprovado o estatuto e a carta de princípios, em seguida, foi eleita primeira diretoria do sindicato. Foi definido ainda a mensalidade de 1% do salário base para os associados e também a filiação à CSP Conlutas do Estado de São Paulo e Vale do Paraíba.
A Prefeitura de Caraguatatuba, em São Paulo, tem 5.765 servidores municipais, dos quais mais de 68% são mulheres. São 1.801 servidores homens e 3.964 mulheres, incluindo trabalhadoras em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), estatutárias, em comissão, servidoras cedidas, Conselho Tutelar, PEAD (Programa Emergencial de Auxílio Desemprego), estagiárias e contratadas por prazo determinado.
A diretoria eleita tomou posse no sábado, dia 17, ao final da assembleia. Entidades que estiveram apoiando a criação do Sindicato: Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, -Sindicato dos Servidores Municipais de Jacareí, Sindicato dos Servidores Municipais de Caçapava e Jambeiro, Sindicato dos Servidores de São Sebastião, Apeoesp, Fórum Sindical, CSP Conlutas do Estado de São Paulo e Vale do Paraíba e Coletivo Mulheres em Luta Caraguá/ Educação.