No próximo dia 19 de agosto, ocorrerá a pré-estreia do filme “Meu Amigo Pinguim”, esta que será a primeira exibição do longa em solo brasileiro. O evento, que será somente para convidados, será realizado no Cinépolis no JK Iguatemi São Paulo.
Os pinguins de Magalhães do Aquário de Ubatuba estão prontos para conquistar os fãs nas telas de cinema. Os 10 adoráveis animais foram treinados por três meses para atuar no filme “Meu Amigo Pinguim”, dirigido pelo brasileiro David Schurmann. A produção, que estreia em 12 de setembro, é baseada em uma emocionante história real de amizade entre um pescador brasileiro e um pinguim.
O filme conta com a participação de um elenco internacional de peso, incluindo Jean Reno, Adriana Barraza, e Alexia Moyano. A direção de fotografia é assinada pelo renomado Anthony Dod Mantle, vencedor do Oscar por “Quem
Quer Ser um Milionário?”.
“Meu Amigo Pinguim” narra a jornada de um pescador solitário que encontra um pinguim perdido coberto de óleo. A amizade entre João e DinDim transforma suas vidas, trazendo esperança e cura para a família do pescador. As filmagens ocorreram principalmente em Ubatuba, e também em Paraty e na Patagônia Argentina, envolvendo mais de 150 profissionais.
Durante a produção, o Aquário de Ubatuba em parceria com o Instituto Argonauta e Terramare, garantiram o bem-estar dos pinguins. Os locais de filmagem foram rigorosamente desinfetados para evitar qualquer risco aos animais. Ao todo, 12 animais participaram da produção, sendo 10 do Aquário de Ubatuba e mais 2 do Oceanic Aquarium. Maui, o pinguim alfa – que faz parte do plantel do Aquário de Ubatuba – destacou-se aos treinamentos, assumindo o papel principal de DinDim.
As estrelas do filme estão sempre recebendo visitas do público no Aquário de Ubatuba, e crianças de até 12 anos podem participar da alimentação interativa com os pinguins. E além da interação, o Aquário de Ubatuba lançou um
pinguim de pelúcia exclusivo inspirado no Dindim, para que as crianças
possam levá-lo para a casa.
A História real
Em 2011, um pinguim apareceu na praia de Proveta na Ilha Grande-RJ, todo coberto por óleo e debilitado. O senhor João o encontrou, removeu todo o óleo do seu corpo, e uma amizade surgiu desde então. Seu João até batizou o animal de Dindim. Nos anos seguintes, o pinguim retornava para visitar seu amigo.
Já no ano de 2016, o pinguim voltou machucado e o sr. João acionou o Instituto Argonauta, ONG criada pelos fundadores do Aquário de Ubatuba, pedindo que os técnicos fossem ao local. Ao chegar, a equipe avaliou o animal clinicamente, que estava saudável. O instituto colheu a biometria, sangue para DNA e colocaram uma anilha metálica de identificação e monitoramento. Com esses dados, a equipe constatou cientificamente que era o mesmo pinguim que voltava para o encontro com o Sr.João. O artigo científico sobre o caso está pronto e será publicado em breve em uma revista científica internacional.
Sobre o Aquário de Ubatuba
O Aquário de Ubatuba, fundado em fevereiro de 1996 por um pequeno grupo de oceanólogos, foi o primeiro empreendimento privado do tipo no país a ser aberto ao público, tendo como missão sensibilizar as pessoas acerca da importância do meio ambiente marinho e da necessidade de conservação de sua enorme biodiversidade. Desde a inauguração, mais de 3 milhões de pessoas que passaram pelo Aquário, puderam absorver conhecimentos sobre os temas abordados. Em 1998, a Diretoria do Aquário de Ubatuba fundou uma ONG o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha que desde então trabalha com resgate e reabilitação de animais marinhos, incluindo os Pinguins-de-Magalhães.