Morreram no acidente 57 passageiros e 4 tripulantes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no país pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta sexta-feira (9), em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Uma das 61 vítimas da queda do avião da empresa Voepass, em Vinhedo, no interior paulista, na tarde desta sexta-feira, dia 9, era ex-morador da cidade de Ubatuba. Trata-se do representante comercial Ronaldo Cavaliere, de 43 anos, que residia atualmente na cidade de Maceió, em Alagoas.
Ronaldo tinha viajado para Cascavel para participar de uma convenção da empresa em que trabalhava. Ele morava no bairro da Jatiúca e deixa um filho. Ronaldo era natural de Mogi das Cruzes, mas morou alguns anos em Ubatuba..
Vários moradores de Ubatuba e da região manifestaram nas redes sociais pesar pela morte de Ronaldo. Glauco Vieira, do portal Ubatuba Oficial, foi um deles. “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do meu amigo Ronaldo Cavaliere, passageiro do voo que caiu hoje a tarde em Vinhedo. Meu amigo pessoal, deixará enorme vazio. O Ubatuba Oficial presta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Triste notícia ”, postou Glauco.
A jornalista Mirela Costa, amiga de Ronaldo, que vive em Maceió, fez um post lamentando a morte dele. “A dor não é de quem perdeu um amigo, eu perdi um irmão. Um irmão de alma tão parecido comigo… nesse momento não tenho forças para escrever nada, mas quero agradecer por tantos anos de amizade, lealdade, parceria e por todos os momentos que fomos felizes e que choramos juntos, sempre juntos. A grande verdade é que nunca sabemos quando será o nosso último suspiro, último último sorriso, último abraço… a vida é realmente uma passagem. Meu amigo, meu irmão te amarei para sempre e onde você estiver continue cuidando de mim como você sempre fez. Sei que você vai irradiar essa sua luz em um lugar muito melhor”, escreveu a jornalista.
O acidente
Por volta das 13h30 desta sexta-feira (9), uma aeronave turbohélice, da marca francesa ATR, da empresa Voepass, caiu em Vinhedo, município vizinho de Campinas, no interior de São Paulo, vindo de Cascavel, no Paraná. A aeronave seguia para Guarulhos (SP).
A empresa informou, em nota, que o voo 2283 transportava 57 passageiros e 4 tripulantes, total de 61 pessoas. Sete equipes do Corpo de Bombeiros, integrantes da Defesa Civil e da Polícia Militar estiveram no local onde caiu a aeronave, na rua João Edueta. A via fica próxima da rodovia Miguel Melhado de Campos.
A Voepass Linhas Aéreas informou que acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há, ainda, confirmação de como ocorreu o acidente. A companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
FAB
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo (Voepass), de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira.
Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) permanecem no local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência.
Anac
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e informou que está monitorando a prestação do atendimento da empresa às vítimas e familiares, bem como adotando as providências necessárias para averiguar a situação da aeronave.
Governo de São Paulo
O governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), retornou para o estado de São Paulo para ir ao município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes.
*Com informações da Agência Brasil