Um papagaio da espécie Cara-Roxa foi resgatado e salvo ontem, segunda-feira, dia 5, pela polícia ambiental, na cidade de Cananéia, no litoral sul de São Paulo. A ave estava presa por uma linha de pipa no topo de uma árvore de uma escola pública.
A ave estava enroscada em uma linha de pipa no topo de uma arvore dentro da escola estadual Professora Dinorah da Silva Santos, pelo bairro Acaraú. O papagaio não conseguia se soltar da linha e os moradores do bairro acionaram a Polícia Ambiental.
Policiais da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental marítima do 3º BPAmb, compareceram ao local, identificando a ave como da espécie Papagaio-da-cara-roxa, espécie que permaneceu por muitos anos na lista oficial de ameaçados de extinção.
Utilizando de técnicas e meios necessários, os policiais conseguiram resgatar a ave, que mesmo sem nenhuma lesão aparente, estava bastante estressado, sendo encaminhada ao IPEC – Instituto de Pesquisas de Cananéia, para uma melhor avaliação médico-veterinária, acompanhamento e posterior soltura.