Com diferença de meio ponto, Classe C30 leva decisão da Semana de Vela para o último dia

Apenas meio ponto separa o novo líder Tonka, do Relaxa Building; o atual campeão Loyalty, corre por fora nas regatas finais deste sábado em Ilhabela

 

Nada é mais empolgante para o velejador do que levar a definição do campeonato mais importante do ano para o último dia de regatas. É como uma decisão por pênaltis no futebol. Assim será o sábado (27) na Classe C30 para as tripulações de Tonka (61,5 pontos) e Relaxa Building (61), ambos do Yacht Club Ilhabela (YCI). O atual campeão da Semana de Vela, Loyalty, do Rio de Janeiro (56,5), corre por fora.

Ratificando o equilíbrio da Classe C30, as duas regatas desta sexta-feira foram bem distintas, com vitória do Relaxa Building na primeira e um sexto lugar na segunda, contra um terceiro e um primeiro lugares do Tonka. O Loyalty teve um dia difícil, com dois quintos lugares, o que lhe custou a vice-liderança. Com vento sul mais fraco, a raia nesta sexta foi montada ao centro do Canal de São Sebastião. A previsão para este sábado, é semelhante, com ventos abaixo dos 10 nós.

Para o trimmer (responsável pelas velas) do Tonka, Geison Mendes, a tripulação tem de manter-se em alerta. “Para começar, não podemos descartar o Loyalty, mas também não podemos andar atrás do Relaxa. Antes de tudo temos de defender a largada e depois, velejar com inteligência. Não adianta imaginarmos que será um match race (disputa entre dois barcos) com o Relaxa. Precisamos correr a nossa regata”, considera Geison.

O comandante do rival, Relaxa Building, Tomás Mangabeira, garante que irá arriscar o que puder na briga pelo título. “Vamos para o tudo ou nada e que vença o melhor. O campeonato está muito equilibrado e fica difícil manter a regularidade em meio a uma flotilha tão competitiva, por isso chegamos hoje (sexta) em primeiro e sexto. Tivemos dificuldade de velejar no último contravento da segunda regata, mas amanhã não iremos relaxar”, afirmou Tomás em trocadilho com o nome do barco.

A briga também está acirrada na disputa do quarto lugar, com Caiçara KAT Technologies e Bravo com 42 pontos cada, à frente de Kaikias EMS e Kairós. Se o vento oferecer condições, as 102 embarcações inscritas na 51ª Semana Internacional de Vela Daycoval, largam a partir de meio-dia. A intensidade do vento irá determinar o número de provas a ser estipulado pela Comissão de Regatas (CR).

Classe C30 após onze regatas (um descarte) 

1 – Tonka – 61,5 pontos

2 – Relaxa Building – 61

3 – Loyalty – 56,5

4 – Caiçara KAT Technologies – 42

5 – Bravo – 42

6 – Kaikias EMS – 28,5

7 – Kairós 13,5

Flotilha nacional da Classe C30 

01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI)

02 – Kairós – Sophia Setti – MCP Yachts – Guarujá

03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)

04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS

05 – Relaxa Building – Tomás Mangabeira – YCI

06 – Loyalty – Alex Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ)

07 – Katana Portobello – C. Gomes Neto – Iate Clube S.Catarina (ICSC)

08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC

09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *