Formações rochosas atraem turistas no Litoral Norte Paulista

 

Algumas formações rochosas do Litoral Norte Paulista se transformaram em atrações turísticas.  Entre as mais visitadas estão as conhecidas “pedras” do Jacaré e da Freira, em Caraguatatuba e as famosas “pedras do Sino”, em Ilhabela, que tocadas com algum objeto contundente emitem o som de sinos. O acesso até esses locais é fácil e sinalizado.


Em Caraguatatuba, duas formações rochosas estão entre as mais visitadas: a Pedra da Freira, na Praia do Garcez e a Pedra do Jacaré, na Prainha. A Pedra da Freira, cujo acesso melhorou bastante nos últimos anos deve ser considerada  uma visita obrigatória para quem visita a cidade. A formação rochosa que fica a beira da água,  é muito semelhante a  figura de uma religiosa, com as mãos postas em oração, debruçada sobre o mar. A dica  é olhar a formação rochosa pelo seu lado direito.

Existe uma lenda sobre a Pedra da Freira: os antigos moradores contam que existia uma freira apaixonada por um pescador. Ela todos os dias ficava esperando ele retornar do mar e das pescarias. Um dia, o pescador na retornou e a freira teria ficado longos dias a sua espera na praia, até acabar se transformando em uma pedra.

A Pedra da Freira fica na Praia do Garcez. O acesso é feito pela praia do Camaroeiro. O visitante pode deixar o carro estacionado no alto do morro e fazer uma caminhada a pé por uma trilha que desce o morro em direção até a praia. A caminhada leva cerca de 10 minutos.  A praia é ideal para banho e também point dos canoistas da cidade.

Já a Pedra do Jacaré, na Prainha, também, em Caraguatatuba, pode ser avistada da areia da praia mesmo. O acesso é pela Prainha através de uma trilha totalmente segura e caminhada tranquila. A formação rochosa natural no formato de um jacaré com sua boca aberta avança sobre o mar. Muita gente visita o local para fotos e até mergulhos, mas não é recomendável saltar do alto da pedra, principalmente, em dias de maré rasa. Já ocorreram muitos e graves acidentes com banhistas no local.  O ideal é apenas visitar e fazer fotos. 

Ilhabela

Uma das formações rochosas mais famosa da região fica em Ilhabela: a Pedra do Sino. As pedras que emitem sons de sino quando tocadas por qualquer objeto contundente ficam na praia de Igarapucaia, localizada entre a Praia do Siriúba e a Praia do Pinto, a 5 quilômetros da vila e distante 11 km da balsa no lado norte de Ilhabela. No local, há amplo estacionamento. É um dos locais mais visitados pelos turistas nacionais e estrangeiros que visitam a ilha. 

Uma das muitas lendas da Pedra do Sino: consta que durante uma procissão marítima o sino da capela não pode tocar e que, quando os barcos passavam pela praia, surpreendentemente, começaram a surgir sons semelhantes ao badalar dos sinos. Eram sons vindos das pedras da Igarapucaia.

 

São Sebastião

Uma cruz instalada numa formação rochosa do Pontal da Cruz, em São Sebastião, também, se transformou em atração turística a partir da lenda que surgiu. Consta que por volta de 1700, uma linda moça que vivia em São Sebastião se apaixonou por um caiçara de Ilhabela. Todas as tardes, ele vinha em sua canoa, visita-la. Um dia, outro sujeito se apaixonou por ela, deixando-a dividida entre os dois. Alguém contou para o caiçara de Ilhabela que a moça estava apaixonada por outro. Desesperado, o rapaz pegou sua canoa, remou até o centro do canal e deixou-a à deriva no meio de uma tempestade para se matar. Depois de dois dias, ele foi encontrado morto no rochedo, onde namoravam. Ao receber a notícia, ela também morreu de desgosto. No Pontal, foi construída uma cruz em homenagem aos jovens e, algum tempo depois, dois abricoeiros nasceram entrelaçados representando o amor deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *