Um passeio de barco para avistar baleias na costa de Ilhabela por muito pouco não se transformou em uma tragédia na manhã desta quinta-feira, dia 18, no Litoral Norte Paulista.
A embarcação, que levava seis pessoas, a maioria, adolescentes, sendo duas de São Paulo e outras quatro do litoral paulista, que saíram de São Sebastião para avistar baleias na costa sul da Ilha, acabou naufragando nas proximidades da praia do Bonete.
Segundo um das pessoas que estavam na embarcação, as fortes ondas e o vento acabaram fazendo o barco virar. Todos os ocupantes do barco, que usavam coletes salva-vidas, foram lançados ao mar.
A seis pessoas ficaram boiando até que foram resgatada por três pescadores que navegavam pelas proximidades. A família foi levada até o píer da Vila de Ilhabela. O barco foi recuperado.
O acidente deverá ser apurado pela Capitania dos Portos de São Sebastião. O GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos do Litoral Norte informou que não oi acionado para atender a ocorrência.
Baleias recomendações
A temporada deste ano começou em junho e vai até agosto com a expectativa de um grande número de baleias no Canal de São Sebastião e aumento no número de turistas que procuram a atividade, o que já está ocorrendo.
As baleias passam pela costa do litoral paulista vindas da Antártida (incluindo as ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul), e seguem em direção ao litoral baiano, na região de Abrolhos, no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.
As prefeituras de São Sebastião e Ilhabela estimulam e incentivam o turismo de observação de baleias, mas definiram regras para garantir a segurança dos animais e dos turistas. Uma das recomendações é que os passeios sejam feitos por empresas credenciadas e cadastradas nas secretaria de turismo.
A prefeitura de São Sebastião, por exemplo, distribui um folheto aos visitantes para explicar que quando há confirmação de baleia no mar, a embarcação precisa reduzir a velocidade quando estiver próximo aos 300 metros do mamífero e a 100 metros precisa colocar o motor no neutro porque a baleia se comunica pelo som e é importante ela ouvir, sem ser perturbada. Também é proibido encurralar o animal próximo às costeiras. O ideal é permitir à condução para águas mais abertas e permanecer da forma indicada nas orientações.