Seis veleiros estrangeiros disputarão a 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela

O veleiro America del Sur (Foto), do Yacht Club Argentino, é um dos inscritos na 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Seis barcos estrangeiros confirmaram participação na 51ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. São cinco barcos argentinos: America del Sur, Armonia, Mago, Náutico II e Sandokan e um uruguaio, o Albarinõ. Os demais barcos inscritos representam seis estados brasileiros: São Paulo, com 66 barcos inscritos; Rio de Janeiro, com onze barcos; , Santa Catarina, com seis embarcações inscritas; Rio Grande do Sul, com duas embarcações; e, Espírito Santo e Rio Grande do Norte cada um com um barco inscrito na competição.

Na edição do ano passado, a 50ª Semana de Vela de Ilhabela, doze barcos da Argentina competiram. A flotilha do país vizinho foi a maior já registrada na competição e representavam o YCA – Yacht Club Argentino, o CBV – Club de Veleros Barlovento, o CUBA – Club Naval de Buenos Aires e o Club Náutico Sudeste. E o único que foi campeão foi o Odoya na Classe Bico de Proa.

Este ano, entre os oito barcos argentinos inscritos na competição está o America del Sur, do Yacht Club Argentino, veleiro comandado por Pablo Maffei, é um dos inscritos. O barco já participou da semana de vela de Ilhabela e disputará a classe ORC, a principal de Vela de Oceano.

Brasil

Koh Tao, do Rio Grande do Norte. Foto: SIVI

O barco Koh Tao, do Rio Grande do Norte, é o único do estado inscrito na  Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval, que ocorrerá de 20 a 27 de julho no Yacht club de Ilhabela (YCI). Competindo na classe RGS Cruiser, a equipe do Iate Clube de Natal liderada por José Eduardo Da Silva Junior traz uma história de paixão pela vela.

Com experiência no mar e uma vida dedicada às aventuras náuticas, Eduardo decidiu explorar o mundo das regatas nesta categoria que mistura diversão e resultados na água. A RGS Cruiser ganhou mais regras em 2024 após mudar seu antigo nome, que era Bico de Proa.

A paixão pelo mar veio do pai, que era oficial da Marinha. Desde então, trabalhou 40 anos no offshore até se aposentar em 2019. Quando pensou em morar fora do Brasil, começou a pandemia e decidiu ficar em Ilha Grande.

“Terminando a pandemia, recebi uma proposta indecente na compra do meu catamarã, vendi e fui embora para a Tailândia. Sabe aquela frase ‘depois de contaminado pelo vírus da vela, não tem volta’? Fui para Montenegro atrás de outra embarcação, mas não tive sucesso! Voltei para o Brasil em setembro de 2023, comprei o veleiro Wind 34 em Paraty e voltei para o mar, morando a bordo”, conta José Eduardo.

O nome Koh Tao vem de uma paradisíaca ilha do Golfo da Tailândia e batiza o veleiro Wind 34 que estará nas águas da SIVI Daycoval 2024

“Sou capitão amador e instrutor de mergulho. Em conversas com outros velejadores, fiquei sabendo como era legal a SIVI e eu, que sempre pensei na vela como cruzeiro, resolvi experimentar essa vibe de regata para sentir como é. Começar em uma regata onde está a elite da vela no Brasil, aqui em Ilhabela, a capital da vela, com diversas regatas e diversidade de ventos, agrega muito para meus conhecimentos. Vim para participar. Essa é a minha vida agora!”

A participação do Koh Tao na Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval não é apenas uma competição, mas uma continuação de uma jornada de vida dedicada ao mar.

Veja os inscritos aqui

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval chega à sua 51ª edição, organizada pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI). Este evento, o maior da modalidade na América do Sul, reúne os principais nomes do esporte no país, divididos em barcos de diferentes tamanhos e classes. Em média, mais de 120 veleiros de diversos estados e até estrangeiros participam das regatas no Litoral Norte de São Paulo.

Tradicionalmente realizada no mês de julho, a competição impacta positivamente o turismo de Ilhabela, gerando alta demanda na infraestrutura turística, incluindo hotéis, pousadas e restaurantes.

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se alinha com a agenda positiva dos principais campeonatos mundiais, buscando reduzir seu impacto ambiental a cada edição. Nos últimos anos, além de promover a conscientização ambiental com a redução do uso de papel e plástico, o evento também realizou ações voltadas para a limpeza e conservação dos oceanos. Ilhabela se tornou um ponto de passagem obrigatória para as baleias jubartes. O evento conta com a parceria histórica da Prefeitura de Ilhabela e da Marinha do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *