Sophia Medina, de São Sebastião e Ryan Kainalo, de Ubatuba, são vice-campeões do Layback Pro Rio

Sophia Medina obteve no Rio de Janeiro o seu melhor resultado do ano 

A surfista sebastianense Sophia Medina foi vice-campeã do Layback Pro Prainha, etapa feminina do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) que foi encerrada na manhã deste domingo, dia 14, na capital do Rio de Janeiro. O vice-campeonato conquistado na manhã deste domingo(14),no Rio de Janeiro, foi o melhor resultado obtido pela surfista de São Sebastião este ano.

Sophia acabou sendo derrotada na decisão da etapa pela peruana Arena Rodrigues, numa bateria bastante disputada: 8,77×7,44. Sophia conquista seu melhor resultado nas competições que participou este ano. Com o vice-campeonato, Sophia soma 800 pontos no ranking da WSL Challenger Series.

Na competição, Sophia foi a única surfista brasileira a avançar para as semifinais. Nas quartas de final ela derrotou a compatriota Juliana Santos: 7,00×2,93. Nas semifinais, Sophia Medina venceu a peruana tricampeã sul-americana da WSL, Daniella Rosas:5,53×5,10.

Na decisão do título, na manhã deste domingo, 14, no Rio de Janeiro, contra a peruana Arena Rodrigues, Sophia Medina surfou seis ondas, obtendo 2,17 na primeira onda e 5,27 na sexta e última onda, somando um total de 7,44. A peruana também surfou seis ondas, obtendo 4,17 na terceira onda e 4,60 na quarta onda, somando 8,77.

No ranking da WSL, Sophia ocupa a 11ª colocação com 10.55 pontos. A brasileira Luana Silva é a sétima colocada com 13.020 pontos. As cinco melhores colocada no ranking de 2024  são selecionadas para disputar as etapas do circuito mundial profissional em 2025.

Masculino

A disputa da final masculina foi entre  os surfistas Ryan Kainalo(Foto), de Ubatuba e o cearense Cauã Costa. Foi uma bela e envolvente disputa, com vitória do cearense: 11,96×11,00. Cauã surfou sete ondas com as duas melhores notas: 5,63 e 6,33. Ryan Kainalo surfou nove ondas e obteve as duas melhores notas 5,83, em sua primeira onda surfada; e 5,17, na segunda onda, mas não conseguiu melhorar suas notas e acabou ficando em segundo lugar na competição, somando 800 pontos no ranking.

Em junho,  Ryan Kainalo faturou a final brasileira do Lobitos Pro Junior disputado na praia de Piscinas, no extremo norte da costa peruana. Com a vitória, o surfista de Ubatuba, conquistou a liderança do ranking do WSL Pro Junior. Kainalo derrotou Ryan Martins por 14,33 a 9,83.

Ryan Kainalo, de apenas 18 anos, convocado pelo Comitê Olímpico do Brasil(COB), participará nos próximos dias do programa Vivência Olímpica em Paris 2024.  Sua inclusão nesse programa não apenas ressalta seu potencial como atleta, mas também o coloca em uma posição privilegiada para absorver a atmosfera e a experiência dos Jogos Olímpicos antes mesmo de competir.

Reconhecido como uma das promessas mais brilhantes do surfe brasileiro, Kainalo já deixou sua marca ao conquistar títulos como o World Surf League (WSL) Pro Junior South America, o campeonato do Circuito de Base da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e o título da 19ª edição do ISA World Junior Surfing Championship (WJSC) 2023.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *