Centro de Biologia Marinha da USP abre visitas monitoradas durante as férias de julho em São Sebastião

Cebimar fica na Rodovia Manoel Hipólito do Rego, km 131,5, em São Sebastião.

O Centro de Biologia Marinha (Cebimar) da USP, em São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, iniciou seu programa de  visitas monitoradas durante as férias de julho com passeio à praia para observação do ecossistema e visita aos tanques e aquários do Centro, que abrigam organismos vivos especialmente selecionados para a exposição.

O programa de visitas monitoradas ao Cebimar fica aberto ao público em geral sempre nos meses de férias, e é gratuito. Neste mês de julho, visitas começaram no dia 4 e seguem até o dia 30. As inscrições devem ser feitas individualmente ou para grupos de menos de 10 pessoas. As visitas para os dias 10 e 12 já estão esgotadas. Existem visitas agendadas para o dia 15(14 vagas), 19( sete vagas), 23(9 vagas), 25(20 vagas) e 30(19 vagas).  Maiores informações podem ser obtidas no site do Cebimar ou através do e-mail: cebimar@usp.br

Visita monitorada no Cebimar. Foto: Jornal da USP

A atividade tem o objetivo de compartilhar o conhecimento gerado na universidade com todos os interessados em aprender mais sobre o mar e a vida que ele abriga.  Localizado à beira-mar, no litoral norte do estado, o Cebimar tem em seu entorno uma área de proteção ambiental, reservada à pesquisa e ideal para a abordagem de conceitos ecológicos relativos ao ecossistema marinho. No passeio pela praia e pelos costões rochosos próximos, os monitores esclarecem, em linguagem informal, os impactos ambientais do lixo e a importância da mata conservacionista.

Também dão explicações sobre o modo de vida de vários habitantes desse ambiente, no laboratório do Cebimar. Segundo o Cebimar, foram escolhidos para a apresentação os organismos mais comuns da praia, como os caranguejos e as bolachas do mar, e os mais inacessíveis (entre eles alguns tipos de algas e de corais), que só podem ser vistos por mergulhadores.

Há também os curiosos. A craca, que parece um vulcãozinho grudado na pedra, ganha notoriedade apenas quando é apresentado como um animal, e a ascídea, um bichinho sem graça, que mais parece uma bolinha de piche, se torna importante pelo fato de possuir o uma estrutura idêntica ao início da coluna vertebral humana.

Cebimar

O Centro de Biologia Marinha da USP oferece infra-estrutura adequada para o desenvolvimento de projetos a pesquisadores e docentes de outras unidades da universidade, da Unicamp e da Unesp, de universidades federais e de diversos institutos de pesquisa, além dos integrantes do seu quadro próprio.

Os temas de estudo e pesquisa abordados podem ter caráter básico, nas áreas de ecologia, fisiologia e zoologia de organismos vivos, ou aplicado, como o monitoramento da poluição marinha e o estudo de substâncias bioativas. Também é adequado ao desenvolvimento de disciplinas de graduação, pós graduação e de cursos de extensão.

Para isso, dispõe de laboratórios com água do mar, tanques para manutenção de organismos vivos, salas de aula, refeitório, biblioteca especializada, alojamento e auditório. Seu endereço é Rodovia Manoel Hipólito do Rego, km 131,5, em São Sebastião.  Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: cebimar@usp.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *