Praia do Itaguá, em Ubatuba, é a única do Litoral Norte Paulista imprópria para uso no fim de semana

Todas as demais praias monitoradas no Litoral Norte Paulista estão em boas condições de uso, segundo a Cetesb. A praia do Itaguá(Foto), em Ubatuba, tem dois trechos poluídos

O Boletim de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado ontem, quinta-feira, dia 4, pela CETESB, informa que o litoral norte paulista tem apenas uma praia impróprias para banho no fim de semana. Trata-se da praia do Itaguá, em Ubatuba, que teve dois pontos classificados como impróprios para banho.

Segundo o boletim divulgado pela Cetesb, todas as praias de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela estão em boas condições de uso no fim de semana. Apenas em Ubatuba, continua inadequada para banho a praia do Itaguá, em dois pontos.

A praia do Itaguá é monitorada em dois pontos. Na avenida Leovegildo Dias Vieira, nº 240 e na mesma avenida, no altura do número 1.724. Na análise feita na altura do nº 1.724, da principal avenida do bairro do Itaguá, a praia esteve poluída e inadequada para uso nas 26 semanas de monitoramento. No outro ponto, na altura do nº240, a Cetesb apontou que o local esteve impróprio para uso em 24 das 26 semanas monitoradas.

Ubatuba é a cidade do Litoral Norte Paulista com o menor índice de moradias atendidas com saneamento básico. Apenas 55% das moradias  da cidade possuem esgoto coletado e tratado. Nas demais cidades, esse índice é de 62% em Ilhabela; de 74% em São Sebastião; e, de 92% em Caraguatatuba.

ETE em Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci,  fará a entrega às 15h30, desta sexta-feira, dia 5, da primeira fase da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE I) no bairro da Feiticeira, na Região Sul. Estão sendo executados 15 km de rede coletora de esgoto, que beneficiará cerca de 4 mil moradores residentes nos bairros Piúva, Ilhote, Portinho, Feiticeira e Julião. A previsão é de que o empreendimento esteja pronto em 15 meses e vai tratar de 7 a 9% a mais do esgoto da cidade.

“Além da saúde pública, investir em saneamento vai melhorar as condições de balneabilidade de nossas praias e isso é muito importante, pois somos uma cidade turística. Pouco se investiu na gestão passada e estamos correndo contra o tempo para entregar esses benefícios para a população”, finaliza Colucci. Ilhabela conta com 62% de suas moradias atendidas com coleta e tratamento d esgoto.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *